Política

Aliados do governo federal ameaçam votar PEC limitando ministérios

Publicado em 05/06/2015, às 08h38   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 299/2013 que prevê diminuir o número de ministérios no governo federal de 39 para 20 pode ser usado como chantagem por aliados do Palácio do Planalto. Segundo o colunista Cláudio Humberto, do site Diário do Poder, o líder do PMDB na Câmara, Leonardo Picciani (RJ), deve levar na próxima semana a Michel Temer uma nova rodada de reclamações dos aliados.
Os deputados cobram a garantia da liberação das emendas parlamentares, que, em atraso, já ultrapassam os R$ 400 milhões. Sem sinal de garantia da verba, a ameaça é acelerar a PEC, do presidente da Câmara Eduardo Cunha, que limita a farra de ministérios.
Michel Temer deve chamar o ministro Joaquim Levy (Fazenda) para participar da reunião de com Leonardo Picciani. Mais de 30% dos quase R$ 70 bilhões contingenciados pelo governo federal são das emendas parlamentares, daí a insatisfação.
O ministro Nelson Barbosa (Planejamento) avisou à turma de Michel Temer que há dinheiro em caixa para bancar as emendas. Deputados reclamam que derrubaram a meta fiscal, em dezembro, com promessa de reajuste nas emendas. Agora, o governo segura a grana.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp