Política

Sem Dilma, deputados reforçam importância de militantes no Congresso do PT

Publicado em 09/06/2015, às 19h52   Juliana Nobre (Twitter: @julianafrnobre)


FacebookTwitterWhatsApp

A notícia de que a presidente Dilma Rousseff não comparecerá ao 5º Congresso Nacional do PT, que ocorre na próxima quinta-feira (11), em Salvador, pegou de surpresa a cúpula petista que tentava, a todo custo, trazer a presidente. Com isso, deputados petistas minimizaram a ausência da chefe do Executivo. Na Assembleia Legislativa da Bahia, o sentimento era o mesmo: reforçar a presença dos militantes.

Para o líder do PT na Alba, Rosemberg Pinto, a presença do ex-presidente Lula é tão importante quanto da presidente. “Isso não mudará o debate, o conteúdo dos questionamentos. Lula estará presente e faremos um momento de reflexão, debater as mudanças do nosso partido”, ponderou. Sobre as manifestações marcadas para o dia do evento petista, Rosemberg condenou a atitude. “É natural que tenha uma minoria que não sabe fazer questionamento s políticos e passa por cima da ética”, disse.

O deputado Zé Raimundo valorizou o militante petista. Para ele, a autoridade maior do congresso é o delegado. “Nossa cultura é de valorização do militante. É ele que vai decidir os novos rumos do partido. Claro que a presença de figurões, personalidades e intelectuais ajudam a construir a imagem do partido na sociedade, mas a ausência de um ou outro não altera a dinâmica do partido”, minimizou.

Já Marcelino Galo sentirá mais a falta da presidente, mas também minimizou. “É claro que fará falta, ela é a nossa maior liderança e representa um grande momento da nossa história partidária. Será um momento de reafirmação do nosso partido e Dilma e Lula representam isso”, disse.

Dilma Rousseff viajou para a Bélgica na manhã desta terça-feira (9) e oficialmente, com o cancelamento da passagem pela Bahia, tem retorno marcado para a madrugada da próxima sexta-feira (12). Extraoficialmente, entre os petistas corre a informação de que a presidente ainda vai tentar fazer "um último esforço" para tentar chegar na quinta e ir ao congresso.  

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp