Política

Ao final do Congresso, Rui Falcão diz que militância do PT saiu vitoriosa

Publicado em 13/06/2015, às 16h03   Juliana Nobre (Twitter: @julianafrnobre)


FacebookTwitterWhatsApp

Após três dias discutindo os rumos do partido, o 5º Congresso Nacional do PT chegou ao fim no início da tarde deste sábado (13). Em entrevista a jornalistas, o presidente da legenda, Rui Falcão, disse que “a militância saiu vitoriosa”. Ele avaliou positivamente as emendas apresentadas ao documento que norteará a política do partido e sugestões ao governo Dilma Rousseff, a “Carta Salvador”. No entanto, lamentou que a proposta de recriação da CPMF tenha sido rejeitada. Falcão também falou sobre a sugestão de rompimento com o PMDB.

"O PT não será mais o mesmo e vai ter que mudar. Toda vez que alguém fala em imposto, põe o pé atrás e acaba desfalcando o fundo público”, disse. Sobreo PMDB declarou: “É evidente que há no PT manifestações. A gente não esconde. Agora não há nenhuma condição, nenhum propósito de romper aliança no Congresso nacional com os parceiros que integraram a nossa coligação”, disse o presidente do PT que acredita que os problemas com partidos da base precisam ser resolvidos na negociação política.

Já sobre a CPMF, Falcão afirmou ainda que independente de ser rejeitada, o debate vai continuar. A proposta apresentada pelo presidente da sigla perdeu a votação por 350 votos.

Em relação às emendas para a política econômica foi aprovado o texto sob pressão da Central Única dos Trabalhadores (CUT). “É preciso conduzir a orientação geral da política econômica para implementação de estratégias para retomada do crescimento, para defesa do emprego, do salário e demais direitos dos trabalhadores que permitam a ampliação das políticas sociais”, diz o texto.

O documento completo será divulgado ainda este mês. Segundo o presidente do PT na Bahia, Everaldo Anunciação, ainda receberá sugestões da sociedade.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp