Política

Secretário diz que dispensados no Hospital Ana Nery darão lugar aos residentes

Publicado em 15/06/2015, às 20h45   Juliana Nobre (Twitter: @julianafrnobre)


FacebookTwitterWhatsApp

Após 13 médicos serem dispensados do Hospital Ana Nery na semana passada, o secretário da Saúde, Fábio Villas Boas, explicou que os profissionais não foram demitidos, mas contratos não foram renovados devido a necessidade de voltar o atendimento para casos de alta complexidade. Ao Bocão News, o gestor disse que os dispensados darão lugar aos residentes e médicos concursados.

“Os médicos que saíram eram terceirizados que faziam ambulatórios. Avaliamos que casos de pouca complexidade eram atendidos lá, mas que poderiam ser atendidos na atenção básica, pela prefeitura e não em um ambulatório ultra especializado. Por outro lado, os residente não tinham espaço no ambulatório para atender. Tiramos os terceirizados e colocamos m´[edicos concursados para serem preceptores”, ressaltou Villas Boas.

Ainda de acordo com o secretário, dos 10 mil atendimentos da unidade, 80% eram de casos de baixa complexidade. “Foi um movimento para ampliar o atendimento de alta complexidade do hospital”, disse.

No entanto, o presidente do Sindicato dos Médicos, Francisco Magalhães, disse ser ‘contraditório’ o governo melhorar salários dos médicos e por outro lado demiti-los. O governador Rui Costa regulamentou, nesta segunda-feira (15), o plano de cargos e salário dos médicos e reguladores da saúde. Os salários variam de R$ 6 mil a R$ 11 mil. “Vivemos o tempo todo nessa contradição. Infelizmente essa é uma realidade. Agora temos que dar a resposta, que muitas vezes é uma greve, uma paralisação. Estou bastante preocupado e pedi ao secretário uma abertura de uma mesa de negociação para tentar achar uma solução para isso”, argumentou Magalhães.

Matéria relacionada:

Para reduzir custos, Hospital Ana Nery dispensa sete médicos

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp