Política

Segue novela do transporte em Salvador, com ônibus e metrôs

Publicado em 02/05/2011, às 09h33   Redação Bocão News



É com um sorriso discreto que os técnicos da prefeitura de Salvador e do governo do estado vão a gabinetes superiores discutir qual o modelo ideal para o transporte público da capital baiana. Avessos a holofotes e envolvidos há meses em estudos, acham graça quando convocados a opinar se o sistema de veículos leves sobre os trilhos (VLT) não seria a melhor opção.

É que o formato apresentado até agora é o mesmo que circula no Sertão do Cariri, no Ceará, mais barato e movido a diesel, uma espécie de trem sobre rodas. Pior: com alto índice de poluição. “Um VLT de verdade é mais caro do que metrô e, portanto, inviável para a nossa realidade atual”, garante um dos consultores governamentais.

Para ele, falta conhecimento e sobram desinformação, jogo de cena e lobby. Mas, o especialista também não se sente confortável para disparar loas ao sistema conhecido como Bus Rapid Transit (BRT). A não ser quando a equação tempo versus preço é posta na mesa.

Por falar em transporte público de massa de Salvador, gente graúda do Palácio Thomé de Souza garante que o metrô vai deixar de ser piada em breve, daquelas que o classificam no mesmo rol dos duendes, fadas madrinhas e coelhinhos da Páscoa. Asseguram que, até o final do ano, ele vai começar a rodar. Em fase de testes, mas já alguma coisa. Isso se não encontrar algum saci pererê e se perder no caminho.

Da coluna Satélite, de Jairo Costa Júnior, do Correio* desta segunda-feira (2).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp