Política

Mesmo em recesso branco, vereadores prometem votar Regimento Interno

Publicado em 20/07/2015, às 17h23   Victor Pinto (Twitter: @victordojornal)


FacebookTwitterWhatsApp

Muito além do que acordar um tipo de "recesso branco", onde as sessões da Câmara de Salvador não deverão acontecer nos próximos dias, a reunião do colégio de líderes do Legislativo soteropolitano definiu as pautas que irão ao plenário da Casa em dias específicos. Nesta quarta-feira (22), por exemplo, projetos de leis não polêmicos dos vereadores deverão ser apreciados em discussão e votação. Já na próxima semana, o processo do Regimento Interno caminha e começa ser votado.

Conforme o apurado pelo Bocão News, o regimento será apreciado em blocos. Na medida em que os capítulos forem acordados entre os líderes, os textos irão ao pleito. Questões mais polêmicas serão postergadas até a busca do consenso entre os próprios “cardeais”.

Além das matérias do Legislativo, estão na Ordem do Dia também dois projetos do Executivo: Projeto de Lei nº 199/2014, que trata da desafetação e alienação de imóvel para doação ao Sindicato dos Petroleiros da Bahia (Sindipetro); e o Projeto de Lei nº 202/2014, que reestrutura o Conselho Municipal de Turismo de Salvador (Comtur).

O foco para o início do segundo semestre são os projetos de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU). A ideia dos líderes é limpar a pauta até o fim de agosto e concentrar discussões para setembro.

RECESSO - A queda de sessão desta segunda-feira levantou a indignação dos vereadores de oposição. Menos de dez parlamentares municipais estiveram em plenário. O vereador Everaldo Augusto (PCdoB), um dos presentes, afirmou a equipe do Bocão News de que não concorda com esse tipo de atitude. "Isso mina qualquer tentativa de discussão dos interesses do povo de Salvador. Se não tem sessão, povo não tem voz", afirmou. Diante da pressão que os Agentes de Saúde e de Endemias, em greve, exercem na Casa durante algumas semanas, o fato beneficia o governo na tentativa de minimizar o desgaste.

O vereador líder da situação, Joceval Rodrigues (PPS), esteve com os grevistas na frente da Câmara e afirmou que vem buscado com a prefeitura uma linha diálogo "mais afinada" com a prefeitura. "Uma das principais reinvindicações deles é que o secretário de Saúde, José Antônio Rodrigues, participe das negociações. Mesmo com o prefeito fora do País, estamos intermediando uma tentativa de sanar o assunto", afirmou.

Classificação Indicativa: 18 anos

FacebookTwitterWhatsApp