Política

Lava Jato: presidente licenciado da Eletronuclear está preso em quartel

Publicado em 29/07/2015, às 14h53   Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)





Com a 16ª fase da Operação Lava-Jato foi preso o diretor-presidente licenciado da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva. De acordo com o site O Globo, ele passou a noite em uma unidade das Forças Armadas em Curitiba, onde deverá permanecer à disposição da Justiça. Nesta terça-feira, ele foi submetido a exame de corpo de delito realizado por um médico oficial do Exército, devido à sua condição de vice-almirante da Marinha.
Ainda conforme O Globo, nesta quarta-feira (29), deverá ser levado ao Instituto Médico Legal (IML) para exame de corpo de delito o segundo preso da nova fase da Lava-Jato, Flávio David Barra, presidente da AG Energia, ligada ao grupo Andrade Gutierrez.
A prisão
Othon e Flavio Barra são investigados por lavagem de dinheiro, organização criminosa e corrupção nas obras de montagem da usina nuclear de Angra 3, localizada em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. O prazo da prisão temporária termina no próximo sábado. Othon é suspeito de ter recebido R$ 4,5 milhões em propina entre 2009 e 2013, pagos por meio de empresas de fachada pelas construtoras Engevix e Andrade Gutierrez, também investigadas pela Lava-Jato. As empresas teriam pago para ser favorecidas em licitações e contratos da Eletronuclear.
De acordo com a Polícia Federal, o dirigente recebeu vantagens indevidas por meio da Aratec Engenharia, Consultoria & Representações Ltda, empresa da qual integrou o quadro societário até fevereiro deste ano. Atualmente a firma está registrada em nome das filhas de Othon, que também são investigadas nesta nova etapa da operação.
Fonte: O Globo

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp