Política

Juiz Sérgio Moro nega sigilo dos processos envolvendo Marcelo Odebrecht

Publicado em 02/08/2015, às 09h44   Redação Bocão News (@bocaonews)



O pedido da defesa do empresário Marcelo Odebrecht de colocar sob sigilo os processos envolvendo a empreiteira foi negado pelo juiz Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato na Justiça Federal do Paraná. "A publicidade propicia não só o exercício da ampla defesa pelos acusados, mas também o saudável escrutínio público sobre a atuação da administração pública e da própria justiça criminal", disse ao Diário do Poder lembrando da exibição do julgamento do Mensalão na TV Justiça.
Segundo Moro, entendimento igual ao do Mensalão já foi adotado pelo Supremo Tribunal Federal. "Apesar da reclamação quanto à publicidade do processo, segue-se mandamento constitucional a respeito e o próprio exemplo do Supremo Tribunal Federal quando do julgamento público da Ação Penal 470 (mensalão)".
Na decisão, o magistrado ainda faz a ressalva de que pode decretar sigilo sobre eventuais documentos e anotações de cunho pessoal apreendidos pela Polícia Federal que não tenham relação com a investigação, caso sejam apontados pela defesa. "Aquelas anotações que apontei, incluindo aparentes orientações para destruição de provas ("higienização de apetrechos MF e RA", v.g.) e sobre as quais não foram dadas explicações pela defesa, não se enquadram a toda evidência nessa categoria", observa o juiz.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp