Política

Câmara cria frente para fiscalizar e promover educação

Publicado em 14/08/2015, às 12h54   Redação Bocão News (@bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Acompanhar e fiscalizar as políticas públicas de educação, contribuir com a sua melhoria e universalização e fazer a defesa dos profissionais da área. Esses são alguns dos princípios da Frente Parlamentar da Educação, da Câmara Municipal, que foi instalada na manhã desta sexta-feira (14), em solenidade conduzida pelo vereador Claudio Tinoco (DEM), no Centro de Cultura.
O vereador Claudio Tinoco é o presidente da Frente Parlamentar que terá como membros os vereadores Arnando Lessa (PT), Euvaldo Jorge (PP), Leandro Guerrilha (PSL), Leo Prates (DEM) e Orlando Palhinha (DEM) e os vereadores licenciados Heber Santana (PSC), que ocupa o cargo de secretário municipal de Relações Institucionais, e Tiago Correia (PTN), presidente da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb). A primeira reunião foi agendada para o dia 21 de setembro.
“Neste primeiro momento iremos nos unir com a população com o foco na melhoria dos índices de aprovação e aprendizado. Vamos implantar um observatório dos indicadores da educação em Salvador para analisar o nível do Ensino Fundamental (do 1° ao 9° ano), que é a base principal de atribuição do município, além de fazer um comparativo entre as redes municipal, estadual e particular”, afirmou Tinoco.
A partir dos dados analisados, serão estabelecidas algumas diretrizes como a universalização do acesso à educação pré-escolar, a garantia de alfabetização no 1° ano, incentivo e reconhecimento do melhor desempenho no sistema municipal e melhores condições de trabalho dos profissionais de educação e a defesa da municipalização do Ensino Fundamental. O vereador também falou sobre a proposição de projeto de lei e de indicação que visam estimular hábitos de leitura na população de Salvador, como a implantação de bibliotecas em espaços públicos e projetos de leitura itinerantes.
Iniciativa
“Qualquer iniciativa que se tenha para discutir a educação é bem-vinda. Os objetivos dessa Frente Parlamentar são muito parecidos com o que buscamos no Executivo”, disse o secretário municipal de Educação, Guilherme Bellintani. Ele afirmou que a meta da prefeitura é aumentar de 20 para 40 mil o número de vagas na rede municipal até o final de 2016. “Outro grande desafio é ampliar a permanência dos alunos na escola de quatro para seis horas no próximo ano”, disse. O vice-reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Paulo Miguez, parabenizou a Câmara pela iniciativa e colocou a Ufba à disposição da Frente Parlamentar.
O evento contou com a participação de alguns artistas que fizeram leitura de poemas e trechos de livros. O destaque ficou por conta da aluna da Creche Municipal Conveniada Canto da Paz, Ana Clara Lima, de cinco anos, que leu um texto de Clarice Pacheco. “Ela é um exemplo para todos os alunos e professores da rede municipal por seu domínio da leitura e dedicação aos estudos apesar da pouca idade”, ressaltou Tinoco.
Além de Tinoco, Belintanni e Miguez, fizeram parte da mesa Joelice Braga, presidente do Conselho Municipal de Educação; Sílvia Russo, chefe de gabinete da Fundação Gregório de Matos; Mário Pithon, vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb); Edmundo Bustani, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo da Bahia (Fecomércio-BA); Maria Augusta Sena, presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino da Bahia (Sinepe-BA); Celma Vitória, representante do Fórum de Gestores Rede Municipal de Ensino e Raíssa Martins, coordenadora do projeto "Livres Livros”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp