Política

Mercadante deve ser o primeiro a cair em uma reforma ministerial, aponta colunis

Publicado em 19/08/2015, às 08h01   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, deve ser o primeiro a perder cadeira na Esplanada dos Ministérios. A ideia vem do ex-presidente Lula que vê no titular da pasta um homem forte, mas problemático. Mercadante é acusado de sabotar a articulação política do vice-presidente Michel Temer (PMDB) e sua saída significaria abrir as portas ao entendimento com o Congresso Nacional. 
Segundo o colunista Cláudio Humberto, do site Diário do Poder, também é ideia de Lula colocar o senador Romero Jucá (PMDB-RR) para chefiar a Casa Civil de Dilma. Romero Jucá foi líder de vários governos, de FHC a Dilma, porque é um aliado leal e capaz de digerir os pratos mais indigestos da política. Alvo de grosserias de Dilma, Romero apoiou Aécio Neves, em 2014. Mas, dias atrás, Dilma fez questão de prestigiá-lo em seu estado. Antes, o cotado para o cargo era o ex-governador da Bahia, Jaques Wagner, atualmente no Ministério da Defesa.
Lula teria dito a Dilma que, com Mercadante, ela não tem chance de garantir os 200 deputados necessários para barrar o impeachment. A solução de substituir Mercadante por Romero Jucá saiu durante uma conversa de Lula com Renan Calheiros, na semana passada.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp