Política

Barba de Wagner vai beneficiar cerca de mil crianças

Imagem Barba de Wagner vai beneficiar cerca de mil crianças
Um convênio foi firmado entre a prefeitura, o estado e o Instituto Ayrton Senna  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 08/05/2011, às 17h34   Fidelis Tavares


FacebookTwitterWhatsApp

Fotos: Gilberto Júnior / Bocão News

O governador Jaques Wagner deu mais um passo nas ações do que ele chama de “Pacto pela Educação”. Na manhã deste domingo (8), após retirar a barba que o acompanha há 34 anos, recebeu a quantia de 500 mil reais. O valor foi pago pela P&G, dona da marga Gillette. O governador do estado, doou o dinheiro ao Instituto Ayrton Senna, segudo informações da secretaria de educação municipal, cerca de mil crianças serão beneficiadas com os programas do Instituto.

O local escolhido foi a Escola Tertuliano de Gois, no Alto das Pombas, uma das quatro unidades de ensino que serão beneficiadas. “Eu só posso agradecer a P&G por contribuir pelo programa ‘Barba do Bem da Gillette’ e ao Instituto Ayrton Senna por acreditar na transformação social pela educação”, disse Wagner que afirmou que só tirou a barba pela educação, com o consentimento da primeira dama Fátima Mendonça.
A retirada da barba é um ato simbólico para anunciar um convênio firmado entre a prefeitura o estado e o Instituto Ayrton Senna. Serão implantados quatro programas do Instituto, gerido por Viviane Senna, irmã do piloto falecido. Ela recebeu das mãos do governador o cheque para que o dinheiro seja aplicado nas escolas dos bairros do Alto das Pombas e Calabar.

Segundo Viviane não havia pretensão de aplicarmos nossos programas aqui, por agora. Mas o gesto de Wagner fez com que chegássemos à Salvador”, explica Viviane. 
Conforme informações da presidente do Instituto serão aplicados quatro projetos. “Dois serão aplicados logo, o ‘Circuito Campeão’ e o ‘Gestão Nota 10’. O primeiro visa gestão com foco no resultados da aprendizagem e o segundo, de gestão que visa elevar a qualidade da aprendizagem”, relata.
A presidente do Instituto confirmou que na Bahia cerca de 30 municípios participam dos seus programas. Ela cita inclusive, o município de Licínio de Almeida que fica 770 km de Salvador. “Um aluno da escola municipal que o Instituto faz parte é o vencedor do campeonato nacional de redação”, confirma sorridente e diz que até o filho do prefeito estuda na escola.
Escolas – Nos bastidores do evento o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer municipal, João Carlos Bacelar Batista, agradeceu o gesto de Wagner que vai beneficiar quatro escolas da rede municipal e mais uma unidade de educação comunitária nos bairros de Alto das Pombas e Calabar.
Para a coordenadora Regional das Unidades Escolares da orla, Cintia Carvalho e a vice-diretora da Escola Tertuliano de Goes, Maiza Maciel Chaves, o convênio com o Instituto vem a somar com as ações que as escolas vêem desenvolvendo. “Acredito que a parceria seja positiva. Ainda não temos detalhes, mas a idéia é aplicar a forma de gestão educacional do instituto em conjunto com nosso projeto pedagógico”, ressaltou Maiza.
“Vamos unir o que temos com o que eles sabem fazer de melhor”, confirmou Cíntia que inda comentou das mudanças nos bairros do Calabar e Alto das Pombas. “Tudo isso repercute de forma positiva, pois está mudando o perfil da polícia no imaginário das crianças. Principalmente em relação ao papel que o policial tem no bairro.”


O prefeito de Salvador, João Henrique (PP), agradeceu ao governador por ter direcionado os recursos para as escolas da capital e diz acreditar que "outras barbas possam ser raspadas em prol da educação".
O instituto Ayrton Senna foi criado em 1994 e atua no desenvolvimento de soluções para combater os problemas da educação pública. O instituto busca reduzir o analfabetismo, o abandono, a reprovação e promovendo o aprendizado do aluno e na gestão das redes de ensino.
Mais dois programas serão aplicados no próximo ano, pois se tratam de projetos a serem executados antes do início das aulas. São o “Se liga” e o “Acelera”. O Instituto Ayrton Senna beneficia cerca de 2 milhões de crianças e gere aproximadamente R$ 25 milhões, por ano.  

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp