Política

PT tenta segurar Pinheiro no partido, diz jornal

Publicado em 13/09/2015, às 10h20   Victor Pinto (Twitter: @victordojornal)



A relação sensível do senador Walter Pinheiro (PT) e o PT é velha conhecida da política brasileira. Matéria deste domingo do jornal O Globo afirma que a sigla tenta segurar o petista em suas fileiras. A ação faz parte de uma tentativa da sigla de conter uma possível dedandada de Congressistas.
O periódico carioca chega ainda mencionar o senador como um dos nomes da sigla para disputar a prefeitura de Salvador em 2016, fato negado pelo próprio político através de uma nota enviada ao jornal. No comunicado, o senador diz que fica honrado, mas declina da indicação pois, no momento, sua prioridade é cumprir a missão que o povo da Bahia lhe conferiu no Senado.
A matéria ainda salienta que Pinheiro, que tem discordado da condução da política econômica pelo ministro Joaquim Levy (Fazenda), não tem participado das reuniões da bancada do PT no Senado nem de atividades do partido, assim como de encontros com Dilma. Ambos os fatos, inclusive, já noticiados pelo Bocão News.
Desde o início do ano, Pinheiro diz que não fará movimentos antes de acabar o prazo de mudança de partido para quem quer disputar eleições municipais. Atualmente esse prazo é de um ano, ou seja, até o fim deste mês, mas a Câmara diminuiu o período para seis meses na reforma política aprovada na última semana. Se essa proposta for sancionada por Dilma, já valerá para as eleições do ano que vem, conforme diz a notícia da edição dominical.
O baiano ainda tece críticas contra a senadora Marta Suplicy (ex-PT). Pinheiro alega não querer parecer oportunista ou movido por pretensões eleitorais, como a colega paulista, que deixou o PT por não ter espaço para disputar a prefeitura de São Paulo. O senador, no entanto, não quer falar sobre esse assunto: "Não é minha pauta, minha pauta é pacto federativo, minha pauta é discutir uma saída para o Brasil, não para mim. Isso eu vejo depois", afirmou ao jornal.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp