Política

Moema Gramacho cotada para assumir novo ministério de Dilma

Publicado em 30/09/2015, às 18h35   Victor Pinto (Twitter: @victordojornal)



A deputada federal Moema Gramacho (PT) tem fortes chances de se tornar a mais nova ministra do governo Dilma Rousseff. A petista, segundo fontes do Bocão News, pode assumir a nova pasta da Cidadania, que nascerá da fusão das secretarias de Direitos Humanos, Promoção da Igualdade Racial e Políticas para as Mulheres, além de parte da Secretaria-Geral.
Em Brasília a informação é a de que o convite já foi sondado pela própria presidente Dilma. A chefe do Planalto se reuniu com Moema nesta quarta-feira para fechar possíveis detalhes. 
Jornais do sul e sudeste também ventilam a possibilidade. Além de Moema, outras duas deputadas - Benedita da Silva e  Erika Kokay - concorrem a vaga, mas a baiana teria a simpatia de Dilma.
De acordo com interlocutores da capital federal, a escolha, que tem dedo do futuro chefe da Casa Civil, Jaques Wagner (PT), pode mudar as articulações de Miguel Rossetto (PT). O gaúcho era cotado comandar a Cidadania no lugar da Secretaria-Geral, que fará parte da nova pasta. Ele poderá ir para o Desenvolvimento Agrário ou sair do primeiro escalão.
Se a confirmação for anunciada nos próximos dias, quem lucrará com a dança das cadeiras é o ex-secretário de Comunicação da Bahia, Robinson Almeida, terceiro suplente da coligação que elegeu Moema para deputada. Quando a política se licenciar para se tornar ministra, Robinson assume mandato na Câmara Federal. 
O assunto não lima os interesses da deputada de, no que vem, sair candidata a prefeita de Lauro de Freitas. Pelo contrário, pode fortalecer seu nome para tal. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp