Política

SIHS autoriza uso de R$530 mil para conter efeitos da seca em Sobradinho

Publicado em 22/10/2015, às 06h44   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Por causa da estiagem, os municípios localizados no entorno do Lago da Barragem do Sobradinho na Bahia devem receber recursos para aquisição de equipamentos, identificação de pontos de captação de água e intervenções emergenciais em pequenos sistemas de abastecimento. De acordo com Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), as ações serão viabilizadas por meio de verbas estimadas em quase R$530 mil, que tiveram uso autorizado pelo estado nesta quarta-feira (21).
De acordo com a SIHS, o diagnóstico emergencial foi feito nas cidades de Barra, Bom Jesus da Lapa, Carinhanha, Casa Nova, Curaçá, Juazeiro, Paratinga, Pilão Arcado, Rodelas, Remanso, Sento Sé, Serra do Ramalho, Sítio do Mato, Sobradinho e Xique-Xique.
Os municípios elencados estão localizados às margens do Lago de Sobradinho que, segundo o governo do estado, se encontra hoje com apenas 5,59% do seu volume útil de armazenamento. Conforme a SIHS, a previsão de chegada ao volume morto [reserva estratégica] é o final do mês de novembro, quando o nível da água alcançará 5,45 bilhões de m³, suficiente para garantir o abastecimento de água para consumo humano por mais três meses, até o retorno do período de chuvas.
Por meio de nota, o secretário da SIHS, Cássio Peixoto, ressaltou que o volume morto prospectado é considerado apenas para efeito de geração de energia, uma vez que a água ainda poderá ser captada nas margens do lago e ser utilizada para a manutenção da vazão do rio a jusante da barragem.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp