Política

Rui vai propor benefícios para 18 mil estudantes

Publicado em 24/10/2015, às 07h04   Leo Barsan (Twitter: @leobarsan)


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Rui Costa reiterou que vai enviar dois projetos de lei ao Legislativo voltados para a área de Educação, que preveem atender 18 mil alunos da rede estadual de ensino. O anúncio foi feito diretamente ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Marcelo Nilo, que compôs a mesa do seminário que discutiu o Plano Nacional de Educação (PNE), nesta sexta-feira (23), em Salvador. O evento promovido pelo Diretório Estadual do PT contou com a presença do ex-presidente Lula.
Rui Costa explicou que um dos projetos busca garantir que alunos concluintes do ensino médio concorram a vagas nos serviços público e privado. "Serão 9 mil vagas para jovens saídos do segundo grau. Não vai ter carta marcada e a concorrência vai ser pela média de desempenho de cada aluno ao longo dos três anos", explicou o governador. 
O segundo projeto refere-se a uma bolsa de estudos para estudantes universitários até o quinto semestre, além de estágio com pagamento de um salário mínimo a partir do sexto semestre. "Detectamos que pelo CadÚnico, existem 9 mil alunos nas universidades estaduais que estão aptos a receberem esse benefício. Será um valor menor para quem mora e estuda na mesma cidade e um valor maior para quem precisa se deslocar", evidenciou Rui Costa.
As ações, de acordo com ele, fazem parte do programa Educar Para Transformar, lançado no início da gestão, dentro do Pacto pela Educação.
O governador ressaltou que pediu ao secretário estadual de Cultura, Jorge Portugal, para que "invada" as escolas estaduais com atividades culturais. "As pessoas não podem ser comparadas pela marca do tênis, pelo celular ou pela roupa. Todos têm de ter os mesmo direitos. Por isso, quero que a cultura invada as escolas", estabeleceu Rui, acrescentando que vai continuar percorrendo as escolas estaduais.
"Temos uma juventude ávida pela transformação. É a educação que transforma a vida das pessoas", discursou.
Avaliado com 60% de aprovação num levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas, o governador da Bahia foi ovacionado com gritos de "Olê, olá! É Rui aqui, é Lula lá".
Publicada no dia 23 de outubro de 2015, às 21h40

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp