Política

Joceval rebate críticas ao PDDU: comparar esse ao anterior é ridículo

Publicado em 26/10/2015, às 08h41   Aparecido Silva (Twitter: @CydoSylva)


FacebookTwitterWhatsApp

O vereador Joceval Rodrigues (PPS), líder da base governista na Câmara de Salvador, rebateu as críticas da oposição e movimentos sociais à minuta do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU). Segundo o vereador Gilmar Santiago (PT), o projeto pode incidir no mesmo erro do anterior por não dialogar com as camadas pobres da cidade. Para Rodrigues, a tese do oposicionista não se sustenta. "Posso pegar todos os debates nas comunidades já trazendo à tona todo o debate da cidade. Através dessas audiências a minuta ficou pronta. Comparar esse PDDU ao anterior é ridículo. O processo que foi feito de debate nao tem comparação. Eu posso falar porque estava no primeiro mandato e não tinha essa visão. Eu até achei uma construção razoável, mas esse agora está anos luz de distancia, foram feitos debates em várias áreas da cidade", argumentou. 
O líder governista também rebateu as críticas feitas por Santiago referente à realização da audiência pública no último sábado (24), quando acontecia a primeira aplicação do Enem 2015. "Não tem como parar a cidade um dia só para fazer a audiência. Parece que a oposição não conhece a cidade", alfinetou. 
Rodrigues também disse não entender o ataque da oposição com o argumento de que falta participação popular. "Se você entrar no site da prefeiura, todas as audiências foram feitas em areas pobres da cidade de Salvador.  As pessoas não precisam sair do seu bairro para participar", defende. Em relação à vereadora Vânia Galvão (PT), que diz não ter no PDDU a discussão sobre questões raciais, o vereador Joceval Rodrigues também contesta. "Pelo amor de Deus! Pela primeira vez a gente tem um PDDU eficaz, com uma delimitação das àreas quilombolas. Precisa ver na minuta a questão da preservação das ZEIS, as zonas especiais de interesse social. A minuta aponta que essas zonas não sejam prejudicadas pela especulação imobiliária. Temos bairros como o Calabar, por exemplo, que está numa área nobre, mas é uma comunidade carente. São vários bairros que poderiam ser devastados pela especulação, mas a prefeitura está protegendo", apontou o legislador, que garante: "a prefeitura está cumprindo à risca tudo que manda o estatuto da cidade". "Sobre essa minuta, quero fazer um apelo: até o dia que o projeto chegar à Câmara, quero pedir ao secretário Pinheiro e ao prefeito Neto que não se desanime da construção do PDDU por conta de comentarios infelizes sobre a matéria", pediu. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp