Política

Alice Portugal comemora posse de profissional do turismo em órgão da saúde

Publicado em 26/10/2015, às 12h59   David Mendes (Twitter: @__davidmendes)


FacebookTwitterWhatsApp


Vicente Neto ao lado de sua madrinha, a deputada Alice Portugal

Se o turismólogo Vicente Neto (PCdoB), empossado na manhã desta segunda-feira (26) na Superintendência da Fundação Nacional da Saúde na Bahia (Funasa), terá sucesso à frente do órgão do Ministério da Saúde, só o tempo dirá.

Conforme o Wikipédia, turismólogo é o profissional que conhece, analisa e estuda o Turismo em sua totalidade. Já a Funasa é responsável em promover a inclusão social por meio de ações de saneamento para prevenção e controle de doenças. A área de atuação principal é a de Engenharia de Saúde Pública, já que o órgão tem como carro chefe a construção e ampliação de sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, além da implantação de melhorias sanitárias domiciliares.

Nome do PCdoB da Bahia, sua última função dentro da estrutura governamental petista foi a presidência da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), cargo que ocupou até maio deste ano, quando foi exonerado para dar lugar ao peemedebista Vinicius Lummertz, nome da cota do vice-presidente Michel Temer (PMDB), articulador político do governo federal na época. 

Vicente Neto, que também atuou no Ministério dos Esportes quando a pasta era comandada pelos comunistas, foi nomeado para a função na cota do ministro-chefe da Casa Civil e ex-governador Jaques Wagner (PT). A nomeação pagou uma dívida que o governo Dilma Rousseff (PT) tinha com os comunistas baianos.

A cerimônia de posse nesta manhã contou com a presença e o entusiasmo da deputada federal Alice Portugal (PCdoB), madrinha política e principal fiadora do dirigente, tido como o seu “Ás de Ouro”. A Funasa já chegou a ter uma média de R$ 1 bilhão por ano em orçamento. Entretanto, com a crise e a necessidade de o governo enxugar gastos, a previsão para 2016, de acordo com a proposta orçamentária do governo, será de apenas R$ 70 milhões para ser dividido com todo o país.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp