Política

Marcelo Castro cria grupo interministerial para agir contra a microcefalia

Publicado em 22/11/2015, às 19h26   Tamirys Machado (Twiter: @tamirysmachado7)



O ministro da Saúde, Marcelo Castro criará um grupo especial envolvendo 17 ministérios para combater o Aedes Aegypti, causador do vírus Zica e Chikununya. O vírus Zica tem forte indício de ser o causador da Microcefalia, doença que já atingiu 399 casos na Bahia.  

Para combater o vírus, além do grupo especial em Brasília, o ministro decretou emergência em saúde pública. Conforme Castro, essas medidas para darem certo precisa principalmente do apoio da sociedade. "Se a sociedade não se mobilizar e combater o mosquito nada vai adiantar. Estamos em guerra declarada contra o Aeds Aegypti", pontuou. 
Ele afirmou ainda que a tendência é aumentar os casos nos próximos dias e há previsão de chegar à outros estados. Os casos identificados com Microcefalia no Nordeste foi constatado que as mães foram infectadas pelo Zica vírus nos primeiros meses de gestação. Marcelo Castro afirmou que a melhor prevenção é ter uma gravidez planejada. 
Pernambuco tem maior índice 
Dos estados nordestinos, Pernambuco é o que tem o maior índice da Microcefalia. Foram 268 notificados nos últimos três meses e 102 confirmados, conforme o secretário de Saúde do estado de Pernambuco, José Iran Costa. Ele também se reuniu aqui na Bahia, na tarde desta sexta-feira com o ministro da Saúde. 
"Em Pernambuco o trabalho da secretaria foi dividido em três ações: notificar os casos, prestar assistências as mães e investigar a causa", disse, em entrevista ao Bocão News. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp