Política

Alagoinhas: decreto proíbe Lis Transportes de assumir linhas da Xavier

Publicado em 01/12/2015, às 07h04   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Na manhã da última segunda-feira (30), após reunião entre o prefeito da cidade baiana de Alagoinhas, Paulo Cezar, secretários e procuradores do município, o decreto que cassava a licença de funcionamento da Xavier Transporte Urbano foi revogado, permitindo que a mesma volte a operar nesta terça (01º). A informação foi publicada no Diário Oficial do Município, horas após uma manifestação realizada por funcionários da empresa em frente a prefeitura.
De acordo com o vereador Radiovaldo Costa, membro da Comissão de Transportes da Câmara de Vereadores, a prefeitura orquestrou uma mabora para que a Lis Transportes fosse privilegiada.  "Voltando a tratar da novela da Lis em Alagoinhas. Hoje encontramos 14 ônibus com a logomarca da empresa em um posto aqui de Alagoinhas. Chegaram por volta do meio dia, com previsão de iniciarem as operações na terça feira. O que quero questionar junto ao "Novo Tempo" é que garantias essa empresa possui que vai iniciar a operação na cidade? Quem deu essa garantia, já que não existe nenhuma publicação publica municipal, contrato ou licitação em curso? Por que a empresa age na certeza que irá substituir a Xavier? Muitas perguntas, muitas suposições impublicáveis e nenhuma resposta do poder público municipal. Quero deixar claro aqui que a questão não é a saída ou entrada da Xavier e sim como o poder público municipal, direciona e privilegia uma empresa, a Lis, para passar a operar o sistema que fatura cerca de R$ 7 milhões por ano. Se a Lis ou qualquer outra empresa tiver que entrar na cidade, tem que ser cumprida a lei sem nenhum tipo de favorecimento ou privilégio", escreveu no Facebook.
Após a decisão da prefeitura, ele comemorou nas redes sociais. "Impedimos um grave ato ilegal na gestão publica de Alagoinhas. Agora a luta não acaba, vamos aproveitar todo esse debate e cobrar do "Novo Tempo", melhorias imediatas e significativas em todo o sistema de transporte público municipal, principalmente nas três empresas que operam o sistema (ATP, Cidade de Alagoinhas e Xavier). Prevaleceu a verdade, a legalidade e a moralidade, com isso ganhou a sociedade." 
Após a revogação do decreto, os ônibus da empresa Lis Transportes e Serviços que chegaram na cidade durante o final de semana, foram levados de volta à Camaçari. Ainda não há informações se os trabalhadores da Xavier que foram contratados pela Lis serão readmitidos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp