Política

Após reforma, prefeitura reinaugura Creas Pop Baixa dos Sapateiros

Publicado em 11/12/2015, às 18h33   Redação Bocão News (@bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Nesta quinta-feira (10), dia em que celebra o Dia Internacional de Defesa dos Diretos Humanos, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps), realizou a entrega do Centro de Referência Especializado da Assistência Social para População em Situação de Rua (Centro Pop) da Baixa dos Sapateiros completamente recuperado após reforma.
Além disso, a instituição recebeu a doação de cerca de 80 computadores e mobiliários pelo INSS e, em seguida, foram assinados convênios com três instituições responsáveis pelo acolhimento institucional de adultos em situação de rua, residentes em Salvador, que possibilitam o aumento do número de vagas de abrigamento para a população de rua. A cerimônia foi realizada no próprio Centro Pop com as presenças do prefeito ACM Neto e do titular da Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps), Bruno Reis, além de representantes de entidades parceiras, técnicos municipais e pessoas acolhidas.
Administrado pela Semps, o Centro Pop Baixa dos Sapateiros está localizado na Rua José Joaquim Seabra, s/n, passou por completa requalificação que envolveu recuperação do sistema hidráulico e elétrico, troca do piso, portas e janelas, além de novo telhado, dentre outras melhorias. O investimento na reforma foi de cerca de R$100 mil e a unidade tem capacidade para atender até 100 pessoas por dia, com realização de triagem e oferecimento de refeições para quem procura ou é encaminhado ao serviço. 
A ação faz parte da requalificação das estruturas de assistência social municipal, promovidas pela Prefeitura e que incluem também os Conselhos Tutelares, as Casas do Trabalhador, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e os Centros Especializados de Referência e Assistência Social de Salvador (Creas).
Já os convênios para acolhimento institucional da população em situação de rua foram assinados com a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais Leste (Adra), Instituto de Saúde Integral (ISI/Ba) e Associação Pleno Cidadão (Aspec). Cada uma das instituições ficará responsável por dois locais, sendo uma na modalidade Casa de Passagem e outra de Acolhimento Institucional 24 horas e, no total, serão oferecidas mais 300 vagas a partir de janeiro. 
A iniciativa foi possibilitada por meio do chamamento público lançado pela Prefeitura através da Semps e, junto com outras sete unidades municipais existentes hoje, alcançam a marca de 700 vagas de atendimento para moradores de rua.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp