Política

Pinheiro foi à Governadoria conversar sobre projetos

Publicado em 18/01/2016, às 18h49   Luiz Fernando Lima (twitter: @limaluizf)



Na semana passada, o senador Walter Pinheiro (PT) esteve na governadoria para tratar, principalmente, de assuntos relacionados à economia baiana e projetos legislativos que poderiam ajudar a mudar o curso da crise por aqui. Principalmente, por que o assunto eleição também esteve na pauta.
Rui Costa, diferente do ex-governador Jaques Wagner, é simpático ao nome de Pinheiro para a disputa eleitoral, mas esbarra nas condições impostas por Pinheiro e nas circunstâncias atuais que exigem a pulverização de candidaturas da base governista. Estratégia para tentar levar o pleito para o segundo turno. Não é inverdade que Pinheiro, se aceitasse disputar, seria na condição de candidato único.
O vereador Gilmar Santiago e do ministro da Cultura Juca Ferreira estão à disposição do partido para disputar a eleição.
Voltando a Pinheiro, o senador está afastado da militância partidária e tem criticado abertamente o governo. Dele próprio não se ouviu nada sobre possibilidade de deixar o partido. No entanto, não faltaram especulações em torno disso. Rede Sustentabilidade e PDT foram citados como prováveis abrigos políticos. 
Dentro do PT existe a cobrança para que o senador volte à dinâmica da legenda. Mas, para isso acontecer, Pinheiro teria que ter “carta branca” para continuar criticando publicamente o governo e em algumas ocasiões votando contra. Algo semelhante ao que o também senador Paulo Paim conseguiu em articulação com o diretório estadual do PT do Rio Grande do Sul.
No início deste mês uma reunião entre o senador gaúcho e os dirigentes estaduais não apenas sacramentou a permanência dele no partido como também trouxe à luz algumas insatisfações da direção estadual com o governo federal. 
Por aqui, este tipo de guarida não será dada a Pinheiro. A direção estadual do PT na Bahia está alinhada e “fechada” com Dilma Rousseff e com Jaques Wagner, chefe da Casa Civil da presidente. Neste contexto, a situação de Pinheiro segue uma incógnita. 
Como em política tudo é possível: a conversa do senador com Rui Costa pode ter iniciado uma retomada de participação de Pinheiro com o organismo PT. Os sinais estão ai.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp