Política

Itabuna: Davidson Magalhães volta a afirmar que é candidato

Publicado em 22/01/2016, às 06h47   Luiz Fernando Lima (twitter: @limaluizf)


FacebookTwitterWhatsApp

A população de Itabuna, sul baiano, nunca reelegeu um prefeito. Sabendo disso e da má-avaliação de sua gestão, o atual prefeito Claudevane Leite (PRB) desistiu de concorrer à reeleição. Abriu espaço para uma série de pré-candidatos da situação e da oposição. Os agrupamentos políticos trabalham para conter os ânimos dos postulantes e unificar os campos.
Neste contexto, o deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB) tenta conseguir o apoio de Geraldo Simões (PT), ex-prefeito que está sem mandato. Contudo, o petista não parece disposto a retirar o nome do prelo. Davidson diz que não descarta a aliança, mas garante que a sua candidatura é prioritária para o PCdoB e, portanto, parte para uma eventual negociação decidido a não abrir mão da cabeça da chapa.
Do outro lado, o deputado estadual Augusto Castro (PSDB) busca o apoio de dois ex-prefeitos, ambos do DEM: Fernando Gomes e Capitão Azevedo. O prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) conversou com os correligionários com o objetivo de pacificar a situação em torno de um candidato a ser definido. Castro diz que as pesquisas e conversas que tem tido na cidade dão sustentação à sua candidatura.
Em dezembro, o blog Pimenta publicou uma pesquisa apontando que 60% do eleitorado de Itabuna não pretende votar em alguém que já tenha administrado a cidade. Com base neste levantamento, Geraldo, Fernando e Azevedo saem enfraquecidos. 
Davidson Magalhães enfrenta problema diferente: o atual prefeito tem relações estreitas com o PCdoB. O vice-prefeito Wenceslau Junior é do partido de Davidson e o desgaste da gestão pode ser visto a olhos nus. O deputado federal argumenta que Vane, como é conhecido o prefeito, colocou as contas da cidade no eixo e atribui os desgastes à falta de uma estratégia de comunicação eficiente. 
O tempo dirá se o comunista tem razão.

Publicada originalmente às 10h do dia 21 de janeiro

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp