Política

Lula diz que o filho não o informou sobre contrato com empresa de lobista

Publicado em 22/01/2016, às 16h51   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, em depoimento à Polícia Federal, que seu filho Luis Cláudio Lula da Silva não o informou com antecedência que receberia R$ 2,5 milhões de uma empresa do lobista Mauro Marcondes Machado, preso por suspeita de envolvimento em esquema de compra de medidas provisórias. O jornal O Globo citou alguns trechos do interrogatório transcrito pela PF. “Que não houve qualquer contato do Luis Cláudio com o declarante quando da contratação por parte da Marcondes e Mautoni”, diz. Segundo o jornal, o depoimento foi prestado no dia 6 e anexado a um inquérito da Operação Zelotes que tramita na Justiça Federal.
O ex-presidente também negou ter recebido lobistas durante seu mandato. “Que nunca foi procurado por lobistas das SGR Consultoria Empresarial e da Marcondes e Mautoni Diplomacia Corporativa para tratar de interesses da MMC ou CAOA junto ao governo ou para tratar de prorrogações de incentivos fiscais através de medidas provisórias. Que na verdade o declarante faz questão de registrar que não recebia lobistas, porém mantinha diálogos com associações, sindicatos e representantes de classes”, revela o documento em outro trecho.
Os pagamentos a Luis Cláudio ocorreram entre 2014 e 2015. No mesmo período, a empresa do lobista, a Marcondes e Mautoni, obteve R$ 16 milhões de duas empresas automotivas interessadas em medidas provisórias para o setor. Lula disse no depoimento acreditar que seu filho procurou Marcondes para negociar patrocínio para seu projeto na área de futebol americano. E que, pelo que sabe, Luis Cláudio foi contratado pela empresa do lobista para realizar estudos na área do esporte.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp