Política

Câmara de Salvador retomará atividades na próxima terça-feira (2)

Publicado em 28/01/2016, às 08h17   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A Câmara de Salvador retoma as atividades na manhã da próxima terça-feira (2). O evento contará com a presença do prefeito ACM Neto (DEM), que apresentará mensagem de governo ao Legislativo Municipal. 
A expectativa dos líderes do Poder Legislativo soteropolitano é de que o ano de 2016 seja produtivo para a Câmara de Salvador, principalmente em virtude do processo de elaboração e votação do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) e da Lei de Ordenamento do Uso e da Ocupação do Solo do Município de Salvador (Louos). Os projetos, na opinião unânime dos vereadores, vão “capitanear” os debates na Casa.
Na projeção feita pelo presidente do Legislativo, vereador Paulo Câmara (PSDB), o Carnaval logo após a reabertura dos trabalhos, a Semana Santa e as eleições não atrapalharão o desempenho da Câmara neste ano. O chefe do Poder Legislativo aposta no planejamento realizado para conseguir bons resultados.
“Estamos fazendo todo o dever de casa, de forma esmiuçada, para garantir a votação legítima desses projetos, com transparência e respeitando o Regimento Interno. Será um ano de muito trabalho, de fevereiro a maio, com foco no PDDU, e na sequência discutiremos a Louos. No segundo semestre, com as eleições, não perderemos a qualidade do trabalho. Com bons projetos, mesmo em ano eleitoral, teremos, ao final de 2016, um balanço positivo”, afirmou Paulo Câmara.
A nova líder da bancada da oposição, a partir da reabertura dos trabalhos, vereadora Aladilce Souza (PCdoB), considera que o ano legislativo “será crucial” para a cidade. No seu entendimento, a Câmara tem uma responsabilidade ainda maior por causa da elaboração dos projetos do PDDU e da Louos. 
“Nossos mandatos de vereadores vão estar em julgamento neste processo em que o cidadão quer debater a cidade. O Executivo e o Legislativo precisam contribuir para qualificar a cidade, elaborar um Plano Diretor melhor do que o anterior, que contemple aspectos sociais e econômicos de Salvador. Não podemos nos preocupar, apenas, com a especulação imobiliária”, argumentou Aladilce Souza.
Sobre a liderança da bancada, Aladilce prometeu dar continuidade ao trabalho que já vem sendo feito. “Pretendo contribuir e dar continuidade ao que foi feito pelo vereador Luiz Carlos Suíca (PT), que unificou a nossa bancada. Prego uma oposição consequente, voltada para os interesses da cidade. Enquanto líder da oposição, espero contribuir com os debates e melhorar a qualidade de vida da população de Salvador”, disse. 
Vice-líder da bancada do governo, o vereador Leo Prates (DEM) também acredita que 2016 será um marco histórico.  “Apesar de ser um ano eleitoral, a previsão é de que tenhamos muito trabalho, com o PDDU tramitando na Câmara e a Louos ainda neste primeiro semestre e queremos contribuir com o aprimoramento destes projetos”, disse.
Prates, que também é presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, fez um balanço positivo das atividades no ano passado. “Na CCJ, realizamos cerca de 40 reuniões e também desenvolvemos um papel que funcionou como uma espécie de assessoria da Diretoria Legislativa. Agora, com o PDDU e a Louos, projetos que mexem com a vida de todos os cidadãos da cidade, acredito que é o momento de consolidação da Câmara enquanto poder independente e transparente”, destacou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp