Política

Pessoa diz que ex-ministro do Trabalho fez lobby para destravar obra

Publicado em 10/02/2016, às 09h20   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Um e-mail do empreiteiro Ricardo Pessoa, dono da construtora da UTC, envolve o ex-ministro do Trabalho Manoel Dias (PDT) em lobby para contornar problemas trabalhistas em obras da Petrobras.
De acordo com jornal Folha de São Paulo, já que Ricardo Pessoa assinou acordo de delação premiada, o e-mail foi entregue à Procuradoria-Geral da República. As questões trabalhistas se referem à construção de plataformas de petróleo e cascos de navios, encomendados pela Petrobras à Engevix e a um consórcio formado por Queiroz Galvão, Camargo Corrêa, Iesa Óleo e Gás e UTC.
Em maio de 2013, as obras estavam paralisadas em decorrência da ação de uma força-tarefa do MPT (Ministério Público do Trabalho) no Rio Grande do Sul. O MPT identificou diversas irregularidades, segundo relato do e-mail de Pessoa, jornada de trabalho “estendida, inclusive com trabalhos aos domingos e sem respeitar o descanso semanal obrigatório”, problemas com a segurança no trabalho e “condições de trabalho, o que inclui alojamentos próprios e de subcontratadas”.
Para assegurar a retomada das obras, o então ministro foi procurado. De acordo com o e-mail escrito pelo empreiteiro com o timbre de “confidencial” Brasília “foi acionada” pela Queiroz Galvão “e provavelmente pela Petrobras também”.
A partir daí, segundo Ricardo Pessoa, o então ministro do governo Dilma Rousseff “acionou”; o ex-deputado estadual, também do PDT, Heron Oliveira, nomeado superintendente regional do Trabalho de Porto Alegre pela segunda vez em maio de 2013. Os documentos entregues por Pessoa não esclarecem se o lobby deu certo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp