Política

Com eleições municipais, suplentes de deputados estão de olho em vagas na Alba

Publicado em 16/02/2016, às 09h29   Aparecido Silva (Twitter: @CydoSylva)


FacebookTwitterWhatsApp

As eleições municipais desse ano de 2016 devem atrair pelo menos 15 deputados estaduais. Os parlamentares disputarão prefeituras em diversas cidades do interior e a possibilidade de êxito na eleição abre um horizonte de expectativa para os suplentes de deputados que sonham em ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). 
Em 2014, a coligação proporcional governista englobou o PP, PDT, PT, PTB, PR e PSD. No PT, cinco legisladores estão na linha de disputa por Executivos: Zé Neto, em Feira de Santana; Neusa Cadore, em Pintadas; Zé Raimundo, em Vitória da Conquista; Gika, em Serrinha; e Joseildo Ramos, em Alagoinhas. Na mesma coligação, o deputado Rogério Andrade é uma aposta do PSD na briga pela prefeitura de Santo Antônio de Jesus. Nessa linha, em uma hipótese na qual todos os relacionados sejam eleitos, assumiriam as cadeiras vagas na Casa de Leis da Bahia os seguintes suplentes: Mirela Macedo (PSD), Temóteo Brito (PSD), Ângelo Mário Almeida (PT), Mário Augusto Neto - Jacó (PT), Jonas Paulo (PT) e Carlos Brasileiro (PT), que é candidato em Senhor do Bonfim e, se eleito, deixará sua vaga no Legislativo para Dernival Júnior (PP). 
Outros aliados do governo estadual também estão na briga por prefeituras, como o Sargento Isidório (Pros), em Salvador, e Fabrício Falcão (PCdoB), em Vitória da Conquista. No caso de Falcão, caso eleito, o suplente que assume é Alfredo Boa Sorte Júnior (PCdoB). Já Isidório, que disputa a eleição de 2014 pelo PSC na coligação liderada pelo DEM, o oposicionista Antônio Elinaldo (DEM), pré-candidato em Camaçari, seria o beneficiado.
No campo oposicionista, além de Elinaldo que pode ganhar suplência, outros nomes podem aparecer no Legislativo estadual a partir de fevereiro de 2017. Herzém Gusmão (PMDB) tentará a prefeitura de Vitória da Conquista, Augusto Castro é o nome do PSDB em Itabuna, Pablo Barrozo representará o DEM em Barreiras, Pedro Tavares é a aposta do PMDB em Ilhéus e Hildécio Meirelles (PMDB) pode retornar à prefeitura Cairu. Caso os oposicionistas se elejam, serão contemplados o atual secretário de Relações Institucionais de Salvador, Heber Santana (PSC), Samuel Júnior (PSC), Luiz de Deus (DEM), Anderson Muniz (PTN) e Valdemar Jacinto Costa (PSC).
O deputado estadual Jurandy Oliveira, do PRP, pode disputar a prefeitura de Ipirá. Caso seja eleito, em seu lugar pode assumir o ex-deputado Uziel Bueno, que concorreu pelo PV na coligação que teve, além do PRP e PV, o PPS, PSDC, PTC e PTdoB. 
Matérias relacionadas:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp