Política

Em processo contra Emiliano, Átila Brandão falta audiência e dará explicações

Publicado em 04/03/2016, às 11h19   Juliana Nobre (@julianafrnobre)


FacebookTwitterWhatsApp

O bispo da Igreja Batista Caminho das Árvores e ex-militar, Átila Brandão, não compareceu à audiência marcada para a tarde desta quinta-feira (3), no Fórum Ruy Barbosa, em processo contra o ex-deputado e jornalista Emiliano José. Por isso terá que dar explicações sobre a ausência. O processo, iniciado em 2013, surgiu com a publicação do artigo “A Premonição de Yayá”, veiculado na edição do jornal A Tarde do dia 11 de fevereiro de 2013. Na matéria, Emiliano José narrava as torturas praticadas pelo então tenente da polícia militar contra o hoje professor de história Renato Afonso de Carvalho. 

O episódio foi relatado a Emiliano por Maria Helena Afonso (Yaiá), em que ela fala do período da ditadura e conta como encontrou Renato Afonso, filho dela, sendo torturado pelo ex-militar.

Brandão se sentiu “ofendido” com a publicação e ingressou com o processo. De acordo com o jornalista, a ação indenizatória que pretendia obter 2 milhões de reais do jornalista pelos danos causados a sua honra e imagem, além da veiculação de um direito de resposta. 

Na decisão de hoje, a juíza Luciana Magalhães Oliveira Amorim requereu anexar ao processo dois novos documentos apresentados por Emiliano: a fotografia do jornalista com a entrevistada e um cd com trecho do depoimento referente à tortura. A magistrada pediu o impedimento do uso das provas. “Tendo em vista a ausência injustificada do patrono da parte autora, apesar de devidamente intimado desta assentada, e de sua manutenção, [...] considero a preclusão das provas por ele requeridas. Quando à aplicação da pena de confissão ao autor, determino a sua intimação para que se justifique em 05 (cinco) dias, para posterior análise do pedido dos demandados”, escreveu.

Publicada originalmente em 3/3 às 20h32.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp