Política

Delação de Marcelo Odebrecht atingiria diretamente PT e PMDB

Publicado em 09/03/2016, às 05h52   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



Caso Marcelo Odebrecht assine acordo de delação com a Lava Jato, dois partidos poderiam ser diretamente atingidos, segundo pessoas familiarizadas com o tema: o PT e o PMDB de Michel Temer, de acordo com informações publicadas pela colunista Monica Bergamo, nesta quarta-feira (9). O empreiteiro poderia detalhar o caminho de recursos por contas no exterior até o caixa eleitoral das duas legendas. Os partidos negam ter recebido contribuições não contabilizadas.
Ainda segundo a publicação, eventuais contribuições para o PSDB podem até entrar na delação de Odebrecht, segundo interlocutor dele familiarizado com as investigações. Mas a empresa relutaria em comprometer qualquer figura do partido, já que considera que, com o desgaste do PT, a legenda tem forte perspectiva de chegar ao poder em 2018.
A colunista afirma que há o entendimento também de que incluir apenas PT e PMDB nas delações já seria suficiente para fechar acordo com a Lava Jato. E prevalece entre advogados próximos do PT a opinião de que, uma vez fechadas as delações de Andrade Gutierrez, Odebrecht e OAS, o governo de Dilma Rousseff dificilmente sobreviverá, já que as empreiteiras dariam informações sobre contribuições ilegais para a campanha eleitoral da presidente.
Ainda segundo Bergamo, prevalece também a ideia de que a Lava Jato, consumadas as delações das grandes empreiteiras, terminará com a maioria dos empresários condenados, mas soltos. E com políticos presos.
Advogados da presidência sempre afirmaram, de forma enfática, que todas as contribuições à campanha foram legais e devidamente contabilizadas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp