Política

Gilmar diz que nomeação de Lula é fuga da Lava Jato

Publicado em 17/03/2016, às 20h20   Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Na quarta-feira (16), o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), criticou duramente nesta quarta-feira (16) a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a chefia da Casa Civil, afirmando que a iniciativa é uma fuga do petista da investigação da Lava Jato em Curitiba e pode vir a ser analisa pelo tribunal.
De acordo com o site G1, em meio ao julgamento do recurso da Câmara à decisão do rito de impeachment, o magistrado ressaltou que a nomeação do ex-presidente para o primeiro escalão deixa "muito mal" a Suprema Corte.
O Palácio do Planalto anunciou nesta quarta, por meio de nota oficial, a nomeação do ex-presidente para o lugar de Jaques Wagner, que será deslocado da Casa Civil para a chefia de gabinete da presidente Dilma Rousseff.
A consequência prática mais imediata da nomeação de Lula para um ministério é que o ex-presidente sai do alcance do juiz federal Sérgio Moro, da Justiça Federal do Paraná, responsável pela Lava Jato na primeira instância.  Todos os ministros de estado têm foro privilegiado no Supremo. Assim, o comando das investigações sobre Lula sairá de Curitiba e passará a ser do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Já o juiz do caso passará a ser o ministro do Supremo Teori Zavascki, relator da Lava Jato no STF.
Fonte: G1
Publicado originalmente 11h33.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp