Política

Delcídio detalha esquema e diz que Lula nomeou diretores da Petrobras

Publicado em 20/03/2016, às 07h32   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-líder do governo e senador licenciado, Delcídio do Amaral (sem partido-MS), que foi preso em flagrante por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF) e, posteriormente, saiu da cadeia depois de fazer acordo de delação premiada, concedeu entrevista ao Jornal Nacional neste sábado (19). Ele também foi entrevistado para a edição da revista "Veja" distribuída neste fim de semana.
O senador Delcídio do Amaral recebeu a equipe de reportagem do Jornal Nacional em São Paulo, na noite de sexta-feira (18). Leia a entrevista abaixo:
Jornal Nacional: O presidente Lula também sabia, conhecia o “propinoduto”?
Delcídio do Amaral: Tinha ciência disso, conhecia claramente. Nomeou, junto com as bancadas os principais diretores da Petrobras.
Jornal Nacional: Todos?
Delcídio do Amaral: Todos passavam por ele. Outra coisa também, Cristina. Não é de agora que os diretores da Petrobras são indicados politicamente. Em outros governos também diretores da Petrobras foram. Não estou dizendo todos, mas essa prática também não é de agora.
Jornal Nacional: Em 2010 e em 2014, a campanha da presidente Dilma recebeu dinheiro de propina?
Delcídio do Amaral: Eu não tenho dúvida nenhuma disso. O tempo vai dizer, claramente. Daqui a algumas semanas as pessoas vão ter condições. Até na minha, na minha colaboração eu falo sobre isso, e a minha colaboração vai fechar com dados que já foram levantados já em outras colaborações. Eu não tenho dúvida disso.
Jornal Nacional: O senhor é testemunha também de uma corrupção sistêmica no governo. O senhor sabia do que acontecia. O senhor nunca pensou em falar, em denunciar, ou em parar, ou sair? Como a sua consciência lidava com isso que o senhor estava vendo?
Delcídio do Amaral: Na verdade, eu procurava cumprir o meu papel de líder do governo. E acho que cumpri bem. Agora, efetivamente, eu poderia ter denunciado, até porque eu tenho um nível de conhecimento que é muito diferente dos demais. Por que que eu participava desse grupo pequeno que falava de Lava Jato? Porque eu conheço todos os atores. Eu conheço todos os atores, eu fui empregado da Petrobras, eu fui empregado do sistema Eletrobras, eu conheci as principais empresas, os donos de empresa. E eu sabia das coisas. Mas eu tinha uma missão de ser líder do governo e aprovar os projetos do governo.
A Secretaria de Imprensa da Presidência da República divulgou nota na noite deste sábado na qual afirma que Delcídio inventa “estórias mirabolantes” e repete "inverdades". Segundo o governo, trata-se de uma estratégia de vingança. A secretaria afirmou, ainda, que o governo nunca interferiu nas investigações da Lava Jato ou do Poder Judiciário, e que a presidente Dilma determinou que medidas judiciais sejam tomadas.
Os advogados do ex-presidente Lula disseram que as afirmações do senador são vazias e incompatíveis com pronunciamentos anteriores, feitos de forma espontânea, e que não têm nenhum valor jurídico.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp