Política

Aliada de Wagner, Eva Chiavon assume a Casa Civil interinamente

Publicado em 22/03/2016, às 20h18   Tamirys Machado (Twiter: @tamirysmachado7)



Como o ex­presidente Luiz Inácio Lula da Silva está impedido de assumir a ministério da Casa Civil, por decisão judicial, o nome que assumirá a pasta é uma aliada do ex-ministro da pasta Jaques Wagner, Eva Maria Cella Dal Chiavon. Por meio de nota, o ministério da Casa Civil informou nesta terça­feira (22), que o nome de Lula não constará mais no Diário Oficial da União como ministro, já que o Poder Judiciário suspendeu a eficácia do ato de nomeação de Lula. 
"A partir de hoje, o nome da Ministra Chefe da Casa Civil da Presidência da República Substituta, Sra. Eva Chiavon, passará a constar do Expediente do Diário Oficial da União, em face da comunicação pelo Poder Judiciário de que foi suspensa a eficácia do ato de nomeação do Sr. Luiz Inácio Lula da Silva no referido cargo. Importante registrar que não houve nenhum ato assinado por Luiz Inácio Lula da Silva no cargo", diz a íntegra da nota assinada pela chefe da assessoria de comunicação da pasta, Sonia Carneiro.
Eva Chiavon é secretária-executiva da Casa Civil, enfermeira por formação, nascida em Coronel Freitas, em Santa Catarina. Ela entrou na pasta junto com o ex-governador da Bahia e ex-ministro Jaques Wagner.  O cargo de secretário-executivo é o segundo mais importante no organograma de um ministério. 
Entenda: 
Na última sexta-feira (18), Gilmar Mendes suspendeu a posse de Lula sob o argumento de que o ex-presidente foi nomeado ministro para ter foro privilegiado garantido e, assim, tirar as investigações sobre ele das mãos do juiz Sérgio Moro, da Justiça Federal do Paraná. Lula, no entanto está em Brasília desde a última segunda­feira (21), com a missão de articulador "informal" do governo em meio a crise política do governo Dilma. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp