Política

Lava Jato: Pedro Correa cita Lula, Aécio e ministro do TCU em delação premiada

Publicado em 25/03/2016, às 18h51   Redação Bocão News (@bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O acordo de delação premiada assinado entre o ex-deputado pernambucano Pedro Correa e o Ministério Público Federal mostra anexos que citam o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, o ex-presidente Lula, o senador Aécio Neves e a irmã, Andrea Neves. O pepista teria dito que entre 2003 e 2005, quando Nardes era deputado federal pelo Partido Progressista, o PP, ele estava entre os nomes da bancada da Câmara que recebiam propina arrecadada pelo  deputado José Janene, morto em 2010, junto à Petrobras e a outros órgãos com diretorias indicadas pelo PP.

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, Pedro Correa apresentou uma lista de operadores de propina e incluiu o nome de Andrea Neves, irmã do senador Aécio Neves, do PSDB de Minas Gerais, e uma de suas principais assessoras, como a responsável por conduzir movimentações financeiras ligadas ao tucano. A citação à irmã de Aécio é a primeira numa lista que inclui nomes como Marcos Valério, operador do mensalão, e Benedito Oliveira, investigado na Operação Acrônimo, que apura suspeitas de irregularidades na campanha de Fernando Pimentel (PT) ao governo de Minas Gerais em 2014. 

O diário paulista ainda aponta que a delação do ex-deputado inclui um anexo sobre o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que tem como foco a votação que aprovou a emenda constitucional da reeleição em 1997. Segundo o relato, o ex-presidente contou com apoio financeiro do empresariado para aprovar o projeto da reeleição. 

A delação do ex-deputado Pedro Correa tem pouco mais de 70 anexos, cada um com um tema. Segundo o jornal, cinco desses anexos se referem à presidente Dilma Rousseff e outros cinco ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp