Política

Segunda obra do Selo Castro Alves é lançada pela Câmara

Publicado em 07/04/2016, às 23h41   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A segunda obra do Selo Editorial Castro Alves foi lançada na noite desta terça-feira (5), no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador.   Intitulada: “Açambarcadores e Famélicos – Fome, carestia e conflitos em Salvador (1858/1878)”, a publicação é uma tese de Doutorado defendida pelo professor Ricardo Moreno, na Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ), e faz um relato histórico do movimento de revolta contra a carestia dos preços, em especial da carne e da farinha, no período de 1858 a 1878. O evento reuniu intelectuais, poetas, professores e lideranças do movimento sindical e social da cidade.
Ricardo falou do objetivo e da escolha de seu trabalho. “Este é um momento muito especial porque o objetivo de quem produz conhecimento é fazer com que ele chegue ao público, não ficar guardado nas prateleiras ou nas gavetas, e a publicação nos permite isso. Tive a oportunidade e honra de ter sido selecionado pelo Selo e isso é um grande presente para mim e para a cidade. Uma grande iniciativa da Câmara de Vereadores e em especial do vereador Everaldo Augusto”.
O livro foi produzido em parceria com a Editora da Universidade Estadual da Bahia (EDUNEB). O Reitor da instituição, professor José Bites de Carvalho, participou do lançamento e destacou a cooperação. “Esta é uma parceria muito importante porque permite o acesso à informação. Neste caso, uma tese de doutorado de um professor nosso. Estamos reforçando as articulações para que possamos publicar casa vez mais e mais livros”.
O Selo
O Selo Editorial Castro Alves foi criado através de um Projeto de Resolução (20/2013) do vereador Everaldo Augusto (PCdoB). Além da homenagem ao poeta baiano, o objetivo é editar publicações literárias de autores baianos em artigo, prosa, poesia, crítica literária, ensaios, etc., e contribuir para divulgar questões históricas da política, economia, além da diversidade étnica, religiosa, artística e arquitetônica da cultura soteropolitana.
Para o vereador, o Selo está cumprindo seu papel. “Esta publicação é resultado de um esforço coletivo do nosso mandato com profissionais e parceiros, como o sindicato dos Bancários da Bahia, para apresentar uma obra de fôlego, de pesquisa científica e de grande significado para a cidade de Salvador. Este é o papel do Selo, que é dar apoio aos novos autores, resgatar a memória e a identidade da cidade e contribuir para a formação de público leitor”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp