Política

Cassação de Delcídio é aprovada por unanimidade no Conselho de Ética

Publicado em 03/05/2016, às 18h12   Redação Bocão News (@bocaonews)



O Conselho de Ética do Senado aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (3), a cassação do senador Delcídio Amaral (sem partido - MS). O processo estava há mais de um mês paralisado na mesma fase do processo e agora segue para análise na Comissão de Constituição e Justiça e, em seguida, para o plenário da Casa, que pode afastar definitivamente o senador.

Caso o Senado aprove a perda de mandato de Delcídio, o ex-líder do governo será o terceiro senador da história a ser cassado. O primeiro foi Luiz Estevão (PMDB-DF), em 2000, e o segundo, Demóstenes Torres (DEM-GO), em 2012.

Treze senadores apoiaram o voto do relator, pedindo a cassação de Delcídio. O presidente do colegiado, João Alberto Souza (PMDB-MA), como é de praxe, se absteve de votar. O presidente do PMDB, senador Romero Jucá (RR), foi a única ausência.

O senador Otto Alencar (PSD-BA) relembrou que, quando sorteado pela relatoria, preferiu rejeitar o cargo por se considerar muito próximo do senador Delcídio. Ainda assim, em sua justificativa, ele alegou que o encadeamento dos fatos impedia que ele tomasse uma posição diferente nesta tarde.

De acordo com a assessoria técnica do Senado, a comissão terá até cinco sessões ordinárias do plenário para dar o seu parecer. Não é preciso, entretanto, usar todo o prazo. Em seguida, o processo segue para o plenário, onde todos os senadores poderão votar o afastamento de Delcídio. Nas contas do relator, Telmário, a votação deve ocorrer até o fim do mês de maio.

Informações do O Globo

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp