Política

Ministro da Educação pediu a Neto a indicação para FNDE

Publicado em 31/05/2016, às 09h36   Luiz Fernando Lima (twitter: @limaluizf)


FacebookTwitterWhatsApp

A possibilidade de Silvio Pinheiro, secretário de Urbanismo de Salvador, assumir a presidência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é grande, mesmo com o prefeito ACM Neto afirmando que se trata de especulações “no momento” feitas pela imprensa.


Ao prefeito foi pedido a indicação de um nome para o cargo. O ministro da Educação Mendonça Filho, deputado federal pelo DEM de Pernambuco, é o responsável pelo encaminhamento. A boa relação entre Neto e Mendoncinha – como é conhecido na Câmara o ministro – somada à influência política do prefeito da capital baiana com os caciques do PMDB abriu a possibilidade de indicação.

Contudo, existe resistência no núcleo duro do governo interino de Michel Temer (PMDB) para aceitar a indicação, neste momento. O atual presidente do FNDE é Gastão Vieira, ex-ministro do Turismo do governo Dilma Rousseff. Gastão assumiu o fundo no início de abril.

Além de ser presidente do Pros do Maranhão, o atual presidente tem estreita relação com peemedebistas do alto escalão. Foi secretário de Roseane Sarney no Maranhão e é próximo a Michel Temer. Transita bem na Câmara dos Deputados e Senado, portanto, tende e pretende resistir a uma saída abrupta.

Outro fato é que o FNDE é o braço de execução das principais políticas públicas do Ministério da Educação. Somente em 2014, o fundo teve um orçamento de R$ 57 bilhões. É mais que todo o orçamento do Governo do Estado da Bahia para 2016 (R$ 40 bilhões), para se ter um parâmetro de comparação.

Os programas e projetos de maior relevância, como Alimentação Escolar, Livro Didático, Dinheiro Direto na Escola, Biblioteca da Escola, Transporte Escolar, Caminho da Escola, Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil – Proinfância e Construção e Reestruturação de Quadras Escolares. Além de ter debaixo do guarda-chuvas o Fieis e Fundeb. Não é pouca coisa.

PMDB

Com a vaga de vice-prefeito cada vez mais próxima de ficar sob a batuta de um peemedebista, a indicação de Silvio Pinheiro cai como uma luva para Neto. Ora, a eventual nomeação irá para conta de Neto, mas o PSDB não poderá se queixar já que Pinheiro passou a integrar as fileiras tucanas nos últimos meses.

O PMDB baiano, com Geddel Vieira Lima, pode ajudar na articulação, mas como se diz: não existe almoço grátis. Nesta equação, um apoio dos Vieira Lima, amplia ainda mais a “barganha” para emplacar (de livre escolha) o vice na chapa à prefeitura.

Matérias relacionadas

Silvio Pinheiro deve assumir o Fundo Nacional de Educação

No momento, é especulação, diz Neto sobre ida de Silvio para o FNDE

Publicada no dia 30 de maio de 2016, às 14h32

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp