Política

Ex-deputada deixa cargo, cede lugar à neta na Alba e vai disputar prefeitura

Publicado em 05/06/2016, às 07h41   Folhapress


FacebookTwitterWhatsApp

A ex-deputada estadual Maria Luiza Laudano (PSD) deixou o cargo comissionado que ocupava na Assembleia Legislativa da Bahia para disputar as eleições deste ano. Mas o cargo continuou em família. 
Para o mesmo posto, o presidente da Assembleia, Marcelo Nilo (PSL), nomeou uma neta da deputada, Maria Paula Laudano.  A exoneração da ex-deputada e a nomeação de sua neta foram publicadas nesta quinta-feira (2). 
O cargo de assessora especial da Fundação Paulo Jackson, responsável pela gestão da TV Assembleia, prevê uma remuneração de R$ 7.000. A ex-deputada vai disputar a Prefeitura de Pojuca, na Região Metropolitana de Salvador, onde já foi prefeita por dois mandatos. 
Procurado, Nilo não atendeu à reportagem. Maria Luiza Laudano não foi localizada. 
COMISSIONADOS 
Em julho do ano passado, levantamento da Folha de S.Paulo apontou que ao menos 42 ex-deputados estavam lotados nas assembleias de 12 Estados. 
Na época, a Bahia era a campeã em nomeações, com oito ex-deputados em cargos de livre nomeação na folha de pagamento, além de um que é servidor concursado da Assembleia, mas acumula função comissionada. 
Ao todo, os nove ex-deputados custavam R$ 1 milhão em salários por ano para o legislativo baiano. 
A reportagem ainda revelou que ao menos 40 políticos ou parentes foram nomeados para cargos na Assembleia baiana por meio de contratos temporários, que não são publicados no "Diário Oficial". 
As nomeações são contestadas pelo Ministério Público da Bahia, que tenta anulá-las na Justiça com o objetivo de garantir a convocação de aprovados em concurso feito em 2014.
Publicada no dia 4 de junho de 2016, às 14h23

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp