Política

Ex-presidente do grupo Odebrecht deve ser chamado para depor na Lava Jato

Publicado em 07/06/2016, às 07h39   Redação Bocão News



Pedro Novis, ex-presidente do grupo Odebrecht, também será chamado para depor na Operação Lava Jato, de acordo com informações da colunista Monica Bêrgamo. Novis sucedeu Emílio Odebrecht no comando da empresa em 2002. Em 2008, passou o bastão para o filho dele, Marcelo Odebrecht, hoje preso. É um dos executivos mais próximos da família de empreiteiros. Emílio Odebrecht também está na lista dos que devem prestar esclarecimentos.
O empresário Marcelo Odebrecht e a força-tarefa da Operação Lava-Jato deram o primeiro passo rumo a tão esperada delação premiada de executivos da empreiteira no final do mês passado. Foi assinado um termo de confidencialidade, a partir do qual eles podem começar a dar informações e a apresentar documentos. Só após análise de tudo o que for apresentado pelos executivos, os procuradores e a Justiça darão ou não o aval para depoimentos no processo de delação.
A expectativa em torno da delação dos executivos da Odebrecht está na lista apreendida pela Polícia Federal, em março deste ano na casa de um funcionário da empresa, onde aparecem os nomes de cerca de 300 políticos que receberam recursos da empreiteira. As investigação avaliam que foram distribuídos R$ 55 milhões aos políticos.
Os procuradores tratam com cautela esse primeiro passo da Odebrecht. No passado, o ex-diretor da Petrobras, Renato Duque, também assinou o termo de confidencialidade, mas não conseguiu fechar o acordo de delação, porque o MP considerou que o que foi apresentado por ele não colaborava com as investigações.
Em nota, a Odebrecht informou que não vai se manifestar sobre a negociação para fechar a delação.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp