Política

Como um garoto propaganda, Pelegrino só falou do governo Wagner

Imagem Como um garoto propaganda, Pelegrino só falou do governo Wagner
No programa Se Liga Bocão, deputado elogiou tudo que o governo faz  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 20/06/2011, às 19h38   Ivana Braga


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado Nelson Pelegrino (PT), que não esconde de ninguém seu desejo de ser o candidato do partido à prefeitura de Salvador, mostrou-se um grande garoto propaganda do governo Wagner, defendendo as suas realizações. O comportamento não foi o mesmo, no entanto, ao falar da questão da saúde nos municípios,  afirmando que eles não fazem seu dever de casa com a saúde, não concentram energias na atenção básica.
Tratou a saúde estadual e federal como elas fossem verdadeiras ilhas de excelência, se omitindo de criticar suas deficiências e os problemas crônicos que nem a famigerada CPMF conseguiu resolver.

Ao comentar a questão da prefeitura de Salvador, ouvindo muitas críticas de vários cidadãos que participaram do programa Se Liga Bocão, da rádio Itapoan FM, apresentado por Zé Eduardo, o deputado federal do PT admitiu o momento é de dificuldades, por isso há um esforço geral para ajudar a cidade a superar essa crise. Pelegrino disse concordar com o governador Wagner no sentido de ajudar a cidade, razão pela qual tomou para o estado a decisão sobre o modelo de transporte a ser implantado em Salvador.

Pelegrino também reconheceu que a segurança pública é o "calcanhar de Aquiles" do governo, mas disse que o estado está preocupado e vem se empenhando em enfrentar o problema. O parlamentar falou da sua contribuição enquanto secretário da Justiça.

Segundo ele, o estado tem feito grandes investimentos no sentido de aumentar a tropa. Conforme Pelegrino, nos últimos 4 anos foram contratados cerca de 4 mil policiais, elevando para 33 mil o efetivo. "Ainda é pouco. Deveria ser  de 45 mil homens", admitiu o deputado, lembrando que se o ritmo fosse adotado nos governos anteriores, hoje não haveria essa defasagem. 

O deputado disse que para recompor a situação o governo vem fazendo contratações e acaba de abrir novo edital para isso.  Ele ressaltou que o ideal seria a contratação de  uma média de 3 a 4 mil policiais ao ano. "Wagner tem investido em segurança. A situação não está ideal, mas tenho esperança que vai melhorar", pontuou o parlamentar.

Ele ressaltou sua atuação como secretário de Justiça, quando trabalhou buscando alternativas para melhorar a questão da segurança pública e disse que, enquanto parlamentar, também tem se dedicado para ajudar o governador no combate à violência, que não é privilégio da Bahia, mas uma questão que tem assutado e tirado o sono de toda a população brasileira.

Questionado por um ouvinte sobre o funcionamento do Hospital do Subúrbio (HS), o parlamentar foi enfático ao defender a unidade de saúde. Disse que 60% da população do subúrbio aplaude o HS, mas que é preciso se entender qual o seu papel. Segundo ele, o hospital que tem a função de realizar atendimentos de alta complexidade.

Sobre a deficiência do sistema de transporte público de Salvador, Pelegrino falou do novo modal que deve ser conhecido nesta etrça-feira. Para ele, é preciso um esforço coletivo para concluir o metrô até Pirajá e integrar o trem do subúrbio, que tem capacidade de transportar 40 mil passageiros/hora/sentido, caso seja reformado. Também defendeu a construção de passarelas como forma de suprimir sinaleiras e reduzir os congestionamentos.

Para o parlamentar, o maior problema da administração municipal é o fato de ela ter perdido a sua capacidade de investimento. Para ele, Salvador precisa recuperar essa capacidade para, com o apoio dos governos estadual e federal, poder  melhorar o sistema de transporte da cidade e oferecer melhores serviços à população.

Petista de carteirinha, o deputado não rebateu um ouvinte que falou de vários "PTs". Enfático, Pelegrino disse que o PT é um só em todo o país. Governou bem com Lula, governa bem com Dilma, com Wagner e "espero que possa governar bem em Salvador", disse referindo-se ao seu desejo de ver o PT no Palácio Thomé de Souza.

Para o deputado, o grande erro do prefeito João Henrique como administrador JH foi não fezer uma boa estrategia de investimento para a cidade. "A administração não tem mais capacidade de endividamento, por isso precisa melhorar a arrecadação, sua capacidade de investimento, o que é essencial para Salvador", defendeu.

Nelson Pelegrino não gostou da crítica de um ouvinte que disse que político não trabalha e que ele sempre foi coadjuvante do PT, Pelegrino reagiu com firmeza. "Não concordo. Eu sempre trabalhei muito. Tenho seis mandatos parlamentares resultados de muito trabalho, em detrimento da minha saúde, família, e do meu lazer", disse em tom enérgico. 

A decisão do PCdoB de lançar candidatura própria para o Palácio Thomé de Souza em 2012, tendo como pré-candidata a deputada Alice Portugal, levou o deputado a afirmar ter uma relação de amizade e respeito à colega e sobre as conversas com o PCdoB para abrir os debates em relação ao assunto. Disse também que tem mantido conversas com a própria Alice, a quem chamou de companheira.

Pelegrino frisou, no entanto, a sua disposição em trabalhar pela união das forças que se congregam em torno do governo estadual. Ele defende que os partidos que compõem as forças do governo tenham candidatura única. "É preciso que tentemos nos unir em torno de uma chapa única para sairmos fortalecidos. Para isso, vou dialogar com todos, inclusive com minha amiga e companheira Alice Portugal, que já compôs chapa comingo", sugerindo que a dobradinha pode se repetir com a comunista na vice.

Por fim, Pelegrino falou da "incoerência", segundo um ouvinte, do PT que hoje pratica aquilo que tanto criticou adversários do passado, citando como exemplos os  pedágios e as privatizações. O parlamentar confessou não ser favorável aos pedágios, mas sem muito argumentos apenas se limitou a comentar a diferença no valor das tarifas.

Foto: Itapoan FM

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp