Política

Lava Jato: Vice-presidente do TCM será testemunha de João Santana

Publicado em 15/06/2016, às 13h19   Rodrigo Daniel Silva (@rodansilva)



O vice-presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Fernando Vita, será testemunha do publicitário baiano João Santana, preso desde março. O depoimento por videoconferência do conselheiro está previsto para o dia 8 de julho, às 14h, na sede da Justiça Federal de Salvador.

Também serão testemunhas de defesa do publicitário baiano: o jornalista Demóstenes Teixeira e o publicitário Raimundo Luedy. O vice-presidente do TCM trabalhou com “Patinhas”, como é conhecido João Santana, na década de 1970 no antigo Jornal da Bahia. Já Demóstenes foi repórter quando o ex-marqueteiro do PT comandou a sucursal do jornal O Globo, em Salvador.

Em abril deste ano, o juiz federal Sergio Moro aceitou duas denúncias do Ministério Público Federal (MPF) que têm como principal alvo o publicitário João Santana, responsável pelas últimas três campanhas à Presidência do PT. Com a decisão, Santana e a mulher e sócia, Mônica Moura, se tornaram réus em ações penais da Operação Lava Jato.

Eles são acusados de receber de maneira ilegal dinheiro desviado da Petrobras por meio de pagamentos da empreiteira Odebrecht e do lobista Zwi Skornicki, que representava no Brasil um estaleiro asiático com contratos com a estatal. O casal nega as acusações.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp