Política

Articulações políticas entre PT e PCdoB ganham contornos bélicos

Publicado em 25/06/2016, às 18h08   Eliezer Santos



Nas eleições municipais de 2016 na Bahia o PCdoB pretende deixar a posição de coadjuvante e fiel escudeiro do PT. Os comunistas aproveitaram o desgaste nacional dos aliados com o afastamento da presidente Dilma Rousseff (PT) e as sucessivas denúncias e comprovações de corrupção para engatar a marcha de força e “declarar independência”.

Em Salvador, cresce a tendência, já anunciada, da pré-candidata Alice Portugal (PCdoB) encabeçar a chapa de uma composição com PT, PSD e PSB. Os camaradas ainda fazem frente em cidades importantes onde o PT sempre se saiu bem, como Vitória da Conquista, com o deputado estadual Fabrício Falcão, em Itabuna, com Davidson Magalhães, e em Camaçari com a estreante Jailce Andrade.

Mas no tabuleiro de negociação, o PT não pretende deixar barato a progressão comunista. Ventila nos bastidores que apoio a Alice Portugal estaria condicionado à retirada do nome de Jailce Andrade em Camaçari, o que deixaria o caminho livre para o ex-prefeito Luiz Caetano.

Jailce conversou com a reportagem do Bocão News e disse desconhecer a movimentação. "Não existiu essa proposta, pelo menos não chegou aqui para a gente. Não existe essa possibilidade nem de desistência nem de composição de vice [com Caetano]. O que a gente quer é entrar na disputa como cabeça de chapa", declarou, ao citar o arco de aliança de dez partidos em torno seu nome, além do aval do cacique comunista Daniel Almeida.

Caetano também negou a articulação e, apesar de ser favorecido caso a ideia prospere, pregou cautela no trato com o PCdoB, partido pelo qual se elegeu pela primeira vez à prefeitura de Camaçari e que sustenta forte relação com o PT na gestão estadual e nos governos Lula e Dilma.

"Não tenho ciência disso. Acho que nem precisa. O partido tem historicamente uma relação muito boa com o PT. Na minha opinião o PCdoB daqui errou no momento em que foi se juntar com Ademar. Mas é um processo que ainda está no início, a gente tem que ter cuidado, tem que ter carinho", disse. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp