Política

Palácio do Planalto é atacado por Hackers

Publicado em 23/06/2011, às 09h50   Alessandro Isabel


FacebookTwitterWhatsApp

Piratas virtuais brasileiros conseguiram derrubar os sites da Presidência da República, da Receita Federal e do Portal Brasil, além das páginas da Petrobras, da Bovespa e de um portal de entretenimento e notícias. Segundo o governo, nenhuma informação sigilosa foi retirada, pois os criminosos não conseguiram acessar os bancos de dados.

Os vândalos disseram fazer parte do LulzSecBrasil, ramificação de um grupo internacional homônimo que já atacou páginas da CIA e do FBI, nos Estados Unidos, e de empresas japonesas de videogames. A Polícia Federal abriu inquérito para investigar o caso. No entanto, a falta de uma legislação específica no Brasil dificulta a punição aos invasores da web.

O LulzSec, grupo internacional de hackers ativistas, comemorou  a ação dos parceiros brasileiros em sua conta no Twitter. “Nossa unidade brasileira está fazendo progresso. Bom trabalho @LulzSecBrazil, irmãos!”. Em um comunicado recente, o grupo convocou seus seguidores a invadir e causar dano a sites governamentais. “A maior prioridade é roubar e vazar quaisquer informações classificadas como governamentais, inclusive trocas de e-mails e documentos. Os maiores alvos são bancos e outros estabelecimentos de alto nível.”.

Desde 2009, o Congresso brasileiro discute uma lei sobre os crimes cibernéticos, mas a proposta ainda está em tramitação na Câmara dos Deputados.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp