Política

Cedro Silva diz que é uma “piada” proposta de 80 horas de jornada de trabalho

Publicado em 11/07/2016, às 12h30   Rodrigo Daniel Silva


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da Central Única dos Trabalhadores na Bahia (CUT-BA), Cedro Silva, classificou como uma “grande piada” a proposta da Confederação Nacional da Indústria (CNI) de carga horária de até 80 horas semanais e de 12 horas diárias para os trabalhadores.

“É uma grande piada. Isso não se sustenta mais nos tempos de hoje com tanta tecnologia. Temos estudos que mostram que a redução de 44 horas semanais para 40 geraria mais de 2,5 milhões de postos de trabalho. Portanto, com 80 horas ou 40 horas, a produção do país será a mesma. Ficará igual. Essa proposta é uma grande burrice da CNI e de quem apoia”, afirmou o presidente da CUT-BA, durante a manifestação contra o corte do orçamento da Justiça do Trabalho, na manhã desta segunda-feira (11).

Na semana passada, o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, disse que para o governo melhorar a situação do déficit fiscal, serão necessárias “mudanças duras” tanto na Previdência Social quanto nas leis trabalhistas.

“Vimos agora o governo francês, sem enviar ao Congresso Nacional, tomar decisões com relação às questões trabalhistas. No Brasil, temos 44 horas de trabalho semanal. As centrais sindicais tentam passar esse número para 40. A França, que tem 36, passou para a possibilidade de até 80 horas de trabalho semanal e até 12 horas diárias de trabalho [na verdade, são 60 horas semanais]. A razão disso é muito simples. A França perdeu a competitividade de sua indústria com relação aos demais países da Europa. Agora, está revertendo e revendo suas medidas, para criar competitividade. O mundo é assim e temos de estar aberto para fazer essas mudanças. Ficamos ansiosos para que essas mudanças sejam apresentadas no menor tempo possível”, argumentou o empresário.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp