Política

Cunha faz sua defesa na CCJ da Câmara

Publicado em 12/07/2016, às 16h34   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) participa da sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na Câmara nesta terça-feira (12), onda faz sua defesa na comissão que vai analisar o parecer do deputado Ronaldo Fonseca. 
A CCJ está julgando o recurso apresentado pela defesa de Cunha, onde ele listou 16 supostas irregularidades na tramitação de seu processo no Conselho de Ética, que aprovou a continuidade do processo de cassação de seu mandato como parlamentar.
O relator pede a anulação da votação.
Eduardo Cunha está sendo analisado pelo Conselho sob acusação de ter mentido à CPI da Petrobras, quando disse que não possuía contas na Suíça.
A sessão começou com o relator da CCJ, Ronaldo Fonseca (Pros-DF), lendo sua decisão que recusa o pedido de Cunha, para processo de cassação no Conselho de Ética fosse revisto, já que houve a renúncia ao cargo de presidente da casa.
Após isso, o deputado Carlos Marun (PMDB-MS), aliados do ex-presidente, pediu vista sobre a decisão do relator já que segundo ele, Cunha só passou pelo processo no Conselho de Ética por ser, na época, presidente da Câmara. O pedido foi negado pelo presidente da comissão, Osmar Serraglio (PMDB-PR).
Cunha agora usa o mesmo tempo concedido ao relator para apresentar os argumentos de sua defesa. Em seguida, os integrantes da CCJ votarão o relatório de Fonseca. Entretanto, os trabalhos na comissão têm de ser suspensos quando começar a sessão do plenário,  por conta disso, é pouco provável que o parecer de Fonseca seja votado hoje.
A CCJ é a principal comissão da Casa,  composta por 66 deputados. Essa é a penúltima fase do processo contra Cunha, que segue depois para o plenário. Qualquer que seja o resultado, são necessários os votos da maioria - 34 - deputados.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp