Política

Pelegrino retorna à Câmara em meio à discussão da dívida dos estados

Publicado em 02/08/2016, às 20h25   Aparecido Silva



Depois de passar 19 meses no comando da Secretaria Estadual de Turismo (Setur), o deputado federal Nelson Pelegrino (PT) retorna à Câmara dos Deputados. O petista aterrisa no Legislativo em meio à discussão do Projeto de Lei Complementar 257, que trata da renegociação da dívida dos estados. Como orientado pelo governador Rui Costa (PT), o parlamentar se posicionou contra a forma proposta pelo governo Michel Temer.

Segundo Pelegrino, do total da dívida em debate, o Nordeste só representa 4%. "Então, não foi o Nordeste que fez a gastança. E mesmo no governo anterior, no Governo da presidente Dilma, o governo da Bahia já tinha colocado observações nesse projeto, notadamente, em relação a restrições que trazia para o engessamento em relação à capacidade de os governadores poderem administrar a sua política de pessoal", apontou. 

O parlamentar também criticou o teor que indica a discussão de privatizações na matéria. "Acho que não dá para fazer essa discussão de afogadilho. A discussão da renegociação já foi feita entre os Estados e a União. Esta Casa inclusive votou até uma alteração da meta fiscal, prevendo inclusive o impacto dessa renegociação. Volto a dizer: o Nordeste está pagando pelo que não deve, porque todos os estados do Nordeste representam apenas 4% dessa dívida global. São os Estados do Sul e do Sudeste. Mas tudo bem. É necessário fazer essa renegociação. Os estados estão todos com muitas restrições. Dezenove estados estão atrasando os salários dos servidores. É o momento de se fazer essa rediscussão", argumentou, considerando a discussão atual "enviesada".

"Não é jogando nas costas dos Estados, dos Municípios e dos servidores públicos que vamos resolver o problema do déficit hoje no Brasil. Nós temos que incomodar o andar de cima. É o andar de cima que não é incomodado. Esse que é o problema", sintetizou.

Publicada originalmente às 8h

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp