Política

Participação de vereadores em audiências da Louos é pior do que no PDDU

Publicado em 03/08/2016, às 07h44   Rodrigo Daniel Silva


FacebookTwitterWhatsApp

Se a participação dos vereadores nas audiências públicas do novo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) foi aquém do ideal, nos debates da nova Lei de Ordenamento do Uso e Ocupação do Solo (Louos) foi ainda pior. 
Levantamento feito pelo Bocão News, a partir das atas das discussões, mostra que, em média, apenas nove parlamentares compareceram às audiências da Louos, ao passo que no debate do novo Plano Diretor esse número foi de 17 vereadores nos cinco primeiros debates. 
Para o presidente da Comissão Especial da Louos, Claudio Tinoco, a baixa participação se deve ao fato de o secretário municipal de Urbanismo (Sucom), Sergio Guanabara, ter feito uma apresentação do projeto de lei, em uma reunião, para os vereadores antes do início das audiências públicas. Na ocasião, o titular da pasta detalhou a matéria que é de autoria do Executivo.
“Essa reunião teve uma participação ampla de praticamente todos. Então, fez com que os vereadores tivessem um conhecimento do projeto. Além disso, todos acompanham as discussões pelas atas que são publicadas no site”, ponderou.
Nos bastidores, o comentário, porém, é de que os parlamentares estão preocupados com a reeleição e estão fazendo visitas constantes as suas bases para conquistar votos. O vereador Claudio Tinoco negou. “Não atribuo a isso. Acho que se deve mais a essa apresentação antecipada feito pelo secretário”, disse.
Conforme o levantamento do Bocão News, apenas três vereadores compareceram a todas as cinco audiência da Louos: Tinoco, o vereador Leo Prates (DEM), que é relator da matéria, e Arnando Lessa (PT).
Dos 43 vereadores, 25 não compareceram a nenhum debate. São eles:  Alemão (PHS), Alfredo Mangueira (PMDB), Ana Rita Tavares (PMB), Beca (PPS), Carballal (PV), Carlos Muniz (PTN), Edvaldo Brito (PSD), Eliel Souza (PV), Euvaldo Jorge (PPS), Everaldo Augusto (PCdoB), Gilmar Santiago (PT), J. Carlos Filho (SD), José Trindade (PSL), Kiki Bispo (PTB), Leandro Guerrilha (PTB), Luiz Carlos (PRB), Moisés Rocha (PT), Odiosvaldo Vigas (PDT), Pedrinho Pepê (PMDB), Sabá (PV), Suíca (PT), Tiago Correia (PSDB), Toinho Carolino (PTN), Vado (DEM) e Waldir Pires (PT).
Votação
Nesta quinta-feira (4), os vereadores voltam a apreciar o projeto da Louos nas comissões. A apreciação da matéria foi suspensa na última segunda-feira (1º), após pedido de vista da oposição. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp