Política

Lúcio e Imbassahy entram na lista de cabeças do Congresso e Solla sai

Publicado em 03/08/2016, às 12h18   Rodrigo Daniel Silva


FacebookTwitterWhatsApp

O processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT) rendeu aos deputados federais Lúcio Vieira Lima (PMDB) e Antonio Imbassahy (PSDB) a inclusão dos seus nomes na lista de “cabeças” entre todos os parlamentares do Congresso Nacional em 2016. No ranking elaborado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), o petista Jorge Solla perdeu espaço na Casa Legislativa e deixou de compor o relatório.

De acordo com o Diap, “cabeças” são aqueles operadores-chaves do Poder Legislativo cujas preferências, iniciativas, decisões ou vetos implementados, por meio de métodos de persuasão ou negociação, prevalecem no processo decisório da Câmara ou do Senado Federal. A Bahia não teve nenhum senador na lista dos mais influentes.

No relatório de “cabeças” por estado, os parlamentares Afonso Florence (PT), Alice Portugal (PCdoB), Arthur Maia (PPS), Daniel Almeida (PCdoB), José Carlos Aleluia (DEM) e Lídice da Mata (PSB) são os mais influentes da Bahia.

O Diap também fez um levantamento dos parlamentares que tiveram “ascensão” em 2016. De acordo com o departamento, na Bahia, estão na lista, Bebeto (PSB), Claudio Cajado (DEM), Márcio Marinho (PRB) e o senador Otto Alencar (PSD). Políticos em “ascensão” são aqueles que vêm recebendo missões partidárias, políticas ou institucionais e se desincumbindo bem delas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp