Política

Alvo da Águia de Haia, prefeito de Itapicuru sofre ação do TCM no MP

Publicado em 17/08/2016, às 15h34   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Denunciado pelo Ministério Públio Federal (MPF) por suposta lavagem de dinheiro em um esquema de fraude de licitações, o prefeito de Itapicuru, José Moreira de Carvalho Neto, coleciona mais um dissabor em sua vida política. Nesta terça-feira (16), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o gestor por suspeita de fraude em processo licitatório realizado para contratação do escritório Duarte & Edivirgens Advogados Associados, ao custo total de R$1.218.116,49, no exercício de 2012.

A Corte multou José Neto em R$30 mil e ele terá que restituir aos cofres municipais, com recursos pessoais, o valor total da contratação. O relator, conselheiro Paolo Marconi, afirmou que a situação parece ser de "conluio entre agentes públicos e privados no forjamento de uma licitação, sem publicidade, destinada a dar aparência de legalidade a um contrato milionário de objeto ilícito, falsamente justificado nos benefícios que a Prefeitura teria com a compensação de débitos fiscais federais seus com supostos créditos tributários de terceiros, algo vedado em Lei".

De acordo com o tribunal de contas, o contrato celebrado tinha por objeto a aquisição, por parte da administração municipal, de créditos tributários originados de processos com trânsito em julgado para utilização na liquidação de débitos fiscais vencidos e vincendos com a Receita Federal e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. Em nenhum dos oito processos de pagamento ao escritório de advocacia contrato, existe a comprovação de sua contraprestação.

Publicada originalmente às 7h

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp