Política

Advogado-geral da União deixa o governo, diz jornal

Publicado em 09/09/2016, às 06h52   Redação Bocão News



O chefe da Advocacia-Geral da União (AGU), Fábio Medina Osório, foi informado na noite desta quinta-feira (8), pelo ministro chefe da casa civil, Eliseu Padilha, que está demitido do cargo. Na oportunidade, o chefe da AGU respondeu que não deixaria o cargo e se quisessem demiti-lo seria necessário que Temer o fizesse.
De acordo com informações do Blog do Moreno, do jornal O Globo, Osório está vendendo a versão de que foi ele que pediu para sair. A publicação detalha que “há dias, o advogado vem dizendo publicamente que está sendo fritado por Padilha. Isso precipitou a sua queda. Oficialmente, porém, o Governo não confirma a saída. Osório ainda alimenta a expectativa de que terá um encontro com Temer ainda nesta sexta-feira para definir sua situação”.
O blog lembra ainda que há pouco mais de três meses, o então presidente interino Michel Temer já havia decidido retirar Osório do governo, mas voltou atrás. Ainda segundo o veículo, Osório volta a alegar que está sendo demitido porque defende a Operação Lava-Jato e combate as empreiteiras. A versão teria deixado o presidente Temer irritado, ao ponto de ele próprio ter delegado ao ministro chefe da casa civil a missão de demitir o procurador.
A Folha informou na quinta-feira que outro fato que intensificou a crise teria sido o desentendimento de Medina Osório com Grace Mendonça, secretaria-geral da área de contencioso da pasta e possível candidata ao cargo. Nos bastidores da AGU, é certo que o ministro-chefe da Casa Civil já vem despachando diretamente com Grace Mendonça.
Assim, ele será o quarto ministro demitido do governo Temer, após as quedas de Romero Jucá, do Planejamento, Fabiano Silveira, da Transparência, e Henrique Alves, do Turismo. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp