Política

Transparência Social reúne 200 prefeituras baianas

Publicado em 05/07/2011, às 18h57   Tanara Régis


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Na tarde desta terça-feira (5), cerca de 200 representantes de prefeituras municipais se reuniram, no Hotel Fiesta (Salvador), com o objetivo de se prepararem para a I Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social.
Até setembro deste ano, os municípios devem realizar a convocação para uma audiência pública sobre transparência e controle social na sua região. A ação é um pré-requisito para a participação do encontro nacional, que será realizado nos dias 18 a 20 de maio de 2012.
Vale lembrar, completou um ano que a lei federal obriga os municípios, com mais de 100 mil habitantes, a criarem um site de transparência das contas públicas com divulgação instantânea, ou seja, o “D + 1”: movimentou recurso público (receita, despesa, licitação etc), um dia após a informação tem que ser publicada no site.
diretor-presidente da Associação Transparência Social

Agora, desde de junho, a lei se estende para os municípios com mais de 50 mil habitantes. “Embora seja uma obrigação legal, muitos gestores ainda são resistentes por acreditarem que o site da transparência e controle social trará exposição negativa”, explica Paulo Sérgio, diretor da Associação Transparência Social, responsável pelo evento.

Segundo Paulo, o evento é uma forma de conscientizar que "tranparência e controle social" somente serão negativos se o gestor não se comprometer com os princípios da probidade administrativa. "O Brasil está na 59ª colocação dos países mais corruptos. A ação é um esforço de mudar essa cultura negativa", ressalta.

Bahia -  Por implementarem ações de transparência e controle social, em conformidade com a lei, quatro municípios baianos foram premiados em junho deste ano pela Controladoria Geral da União, em Brasília. São eles: Lauro de Freitas, Itabuna, Paulo Afonso e Madre de Deus.

Presente no evento, a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, explica os desafios dos municípios baianos. "Para implementar o sistema é preciso capacitação dos servidores, organização dos documentos,  e recursos para adquirir o suporte técnico. Mas, o principal mesmo é vontade política. Afinal, trata-se de uma obrigação legal", fala a prefeita.

De acordo com Moema, o site que apresenta as operações financeiras da prefeitura foi um dos mais comentados pelos leitores, com mais de 42 mil visitas em um ano de funcionamento.

Fotos: Roberto Viana // Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

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