Política

Relator da LDO reclama da ausência de colegas na Câmara Federal

Publicado em 08/07/2011, às 15h44   Agência Brasil


FacebookTwitterWhatsApp

Praticamente a uma semana do recesso parlamentar de julho, o relator da proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2012, deputado Márcio Reinaldo Moreira (PP-MG), disse que a ausência de parlamentares, principalmente da base, nas reuniões da Comissão de Orçamento tem inviabilizado a votação de seu parecer. Ele destacou a falta da participação dos parlamentares do PR, depois das denúncias da suposta cobrança de propina e superfaturamento de obras em órgãos vinculados ao Ministério dos Transportes, cota do partido na base de coalizão governista.

As denúncias publicadas pela revista Veja levaram o então ministro, Alfredo Nascimento, a pedir demissão. Por lei, sem votar o projeto de LDO, o Congresso não pode entrar em recesso. As críticas de Márcio Moreira não se limitaram ao PR e valem para todos os partidos aliados do governo. “O problema é que a base se comporta mais como oposição do que a própria oposição”, disse o relator.

As negociações para a votação do projeto na semana que vem são conduzidas pelo líder do governo no Congresso, Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS). Para o relator, é fundamental que o presidente do Congresso, José Sarney (PMDB-AP), também entre nessas negociações e alerte os parlamentares sobre a necessidade de votação da LDO para que o parlamento possa entrar de recesso.

“Estou vendo parlamentar da comissão marcar viagem de férias para o exterior com as suas famílias. Agora, cabe ao presidente do Congresso falar com eles”, afirmou Márcio Moreira. O presidente do Senado e do Congresso, José Sarney (PMDB-AP), confirmou hoje que a partir da semana que vem todos os esforços parlamentares estarão voltados à aprovação da LDO.

Além de reforçar a vinculação do recesso parlamentar à aprovação do projeto, Sarney lembrou que o principal papel do Congresso é o orçamento “que permite [aos deputados e senadores] fiscalizar as contas públicas, acompanhá-las e cumprir o papel do Legislativo”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp